Função Social
Educar
Cuidar
Construir conhecimento: aprendizagens
Integrar / Conviver: Diversidade
Promover relações Afetivas Saudáveis
Valorização do indivíduo: Autonomia
Oportunidades de atuação no cotidiano escolar:
Cidadania crítica, participativa e reflexiva.
Princípios da Gestão:
Administrativo e Pedagógico
Diálogo –Comunicação
Cooperação-Trabalho em Equipe
Democracia
Solidariedade-Ser e Ajudar
Respeito
Justiça – Segurança
Amor/ Afetividade
Dedicação e
Compromisso
Ética
DIALÉTICA
EDUCADOR/ EDUCANDO / COMUNIDADE
SUJEITOS DO PROCESSO EDUCACIONAL
Quem Somos?
EDUCANDOS:
.
· Seres humanos dotados de capacidades, habilidades, potencialidades,
deficiências, subjetividades...
·
Ativos e críticos
·
Cheios de expectativas e sonhos
·
Carentes de atenção
·
Com vivências diversificadas
·
Capazes e inteligentes desde sempre
·
Protagonista do processo educativo
EDUCADORES:
· Observador
e reflexivo
·
Mediador de conhecimento
·
Facilitador
·
Agente e
sujeito de transformação
·
Batalhador
·
Sonhador
·
Crítico
·
Que valoriza
o trabalho coletivo
Possibilitador de desenvolvimento e a
vivência necessária na infância.
Tem compromisso com as funções, metas e
objetivos educacionais estabelecidos pelo grupo.
Para os ALUNOS:
Que saiam para
o mundo como crianças felizes, com respeito por si mesmo e pelos outros,
apaixonados e dispostos a vivenciar, a colaborar e a compartilhar;
Que consigam pensar com autonomia e
independência e sejam capazes de se importar com a vida, com eles mesmos, com a
comunidade, com o meio ambiente e o planeta;
Que saibam
usar bem os recursos do meio em que vivem e que também tenham as competências
básicas de falar, escrever, ler (ainda que não convencionalmente), ouvir e
lidar com quantidades e números, até onde permitam suas capacidades;
Que cresçam e permaneçam sensíveis,
compreensivos e receptivos para as manifestações humanas de alegria, dor,
prazer e bondade;
Que vivam felizes, com gosto pela vida e pela convivência,
valorizando nas relações com os outros o respeito, a diversidade, a
solidariedade e a justiça;
Que sejam educadas num ambiente sem
discriminações, que valorizem as relações entre diferentes grupos étnico-raciais
para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos,
igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.
Para a ESCOLA:
§
Envolvimento de toda equipe e comunidade;
§
Recursos materiais de qualidade e quantidade;
§
Melhores condições de trabalho
§
Que intenções e projetos não fiquem apenas no papel;
§
Clareza e transparência nas ações;
§
Maior valorização profissional;
§
Apoio e formação continuada em contexto;
§
Espaços (tempo) para trocas de experiências;
§
Que valorize as relações criança-criança,
criança-adulto, adulto-adulto.
Prioridades do PP
1.Reorganização dos Tempos e Espaços
·
Ambiente escolar organizado, agradável, equipado,
limpo e alegre.
·
Reformulação e manutenção dos espaços internos e externos
·
Acervos novos para a sala de leitura
·
Cantos diversificados nas salas de aula com material
adequado
·
Continuidade com constantes reflexões:
-Brinquedoteca
-Self-service
-Informática
Educativa
2.Envolvimento com a comunidade
· Atendimento cortês por parte de todos os
funcionários
·
Participação dos pais em:
-reuniões (de pais e mestres, APM,
Conselho de Escola)
- palestras/ oficinas/ excursões
- Dia da família na escola
- Festas, excursões e eventos.
3.Formação continuada
· Estudo e reflexão em horário de JEI, PEA e hora
atividade, reuniões pedagógicas e em cursos oferecidos pela PMSP.
·
Foco dos estudos e reflexão do PEA(Projeto Especial
de Ação):
CENAS DO
COTIDIANO ESCOLAR: TEMPOS E ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Reorganização dos Tempos e Espaços
Justificativa
· Importância de subsidiar a equipe escolar na
discussão e condução de práticas relacionadas a reorganização dos tempos e
manutenção de espaços para desenvolver melhoria de recursos e condições de
trabalho, elevando a qualidade de ensino.
· Contextualização de práticas e discussões
curriculares de qualidade na educação infantil de modo a melhorar a educação e
os cuidados oferecidos às crianças e respectivas famílias.
·
Parcerias com pesquisadores
na área de Educação Infantil proporcionando articulação e dialogo entre teoria e prática
na formação da equipe.
A Escola Municipal de Educação Infantil “Júlio Alves Pereira” tem por
objetivo a formação básica do aluno com uma consciência social, crítica, solidária
e democrática, onde esse aluno, inclusive se portador de necessidades especiais
vá gradativamente se percebendo como agente do processo de construção do
conhecimento e de transformação das relações entre os homens em sociedade,
através da ampliação e recriação de suas experiências, da sua articulação com o
saber organizado e da relação da teoria com a prática, respeitando-se as
especificidades da Educação Infantil. A prática da Educação Infantil será
organizada de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
Ø Desenvolver
uma imagem positiva de si, atuando cada vez mais independente, com confiança em
suas capacidades e percepção de suas limitações;
Ø Descobrir
e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites,
desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
Ø
Estabelecer vínculos afetivos de troca com adultos e
crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando ativamente suas
possibilidades de comunicação e interação social;
Ø Estabelecer
e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular
seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e
desenvolvimento individual;
Ø Observar e
explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Ø Brincar
expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Ø Utilizar
diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas
às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e
ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez
mais sua capacidade expressiva;
Ø Conhecer manifestações culturais, demonstrando
atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a
diversidade.
Ø Elevar a qualidade na Educação Infantil
Ø
Ampliar conhecimentos e práticas pedagógicas
efetivas no diálogo entre professores, acadêmicos e profissionais da educação
pela participação em cursos, seminários, congressos e eventos promovidos por
órgãos ligados à Educação.
Ø
Trazer a realidade escolar aos pais refletindo sobre a tarefa de cuidar e educar e da função da educação infantil
Ø
Conhecer a realidade e possibilidades de parceria da
comunidade escolar
Ø Oferecer ambiente criativo para promoção da
autonomia, independência e desenvolvimento das diversas capacidades da criança.
Ø Reorganizar os tempos e os espaços.
Meta: Transformação e manutenção dos diferentes espaços e
reorganização do tempo da Unidade Educacional.
Procedimentos para a ação e para a previsão de recursos:
·
Leituras/ discussões/ estudos/ reflexões do
cotidiano e teorias
·
Oficinas com alunos e pais
·
Seminários
·
Cursos
·
Plenárias
·
Reuniões
·
Dia da Família na escola: Festa do sorvete e Festa Junina
·
Mostras de trabalhos/ Feira Cultural
·
Festas e encontros
· Cantos diversificados nas salas de aula com material
adequado
-canto da
casinha
-canto do
escritório
-canto da
leitura
-canto de
carrinhos
-cantos
com bonecas e bonecos,etc
·
Projeto de criação e modificação de espaços externos
e internos
· Informática Educativa com cantos diversificados: de leitura,
conto, arte, vídeo, computadores e outras mídias.
·
Projeto: Brinquedoteca
·
Projeto: Self-service
·
Projetos por turmas:
·
Excursões: Teatro/ Sitio e outras ligadas ao Projeto das
turmas
·
Palestras para os pais
· Eventos: Festa Junina/ Semana da criança com
brinquedos, brincadeiras e teatro na escola/ confraternização de encerramento e
Natal com Papai Noel.
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