Já iniciaram as formações dos professores no Programa Rede em Rede da PMSP. A temática deste bimestre é "Jogos e brincadeiras ",a professora Fernanda que esta participando do mesmo, planejou uma atividade que foi proposta no encontro, realizando-a com a turma do 6ºH. Vejam que interessante e como se desenvolveu este planejamento.
PROPOSTA: Jogo de esconde-esconde
OBJETIVO:
• Resgatar a brincadeira de esconde-esconde;
• Apresentar uma variação da brincadeira de esconde-esconde.
CONTEÚDO:
• Exploração e apropriação do espaço físico da escola;
• Reconhecimento, pelo nome, dos colegas da turma;
• Ampliação do repertório de brincadeiras das crianças.
ORGANIZAÇÃO:
-TEMPO: 30 a 40 minutos.
-ESPAÇO: pátio externo da escola.
-
MATERIAIS: lata de tinta ou de leite com pedrinhas, caixas de papelão vazias e TNT.
PROCEDIMENTO:
- EM RODA : perguntar para o grupo quem conhece a brincadeira de esconde-esconde, como se joga, quais as regras, após o levantamento do conhecimento dos alunos, apresentar a brincadeira de esconde-esconde com a variação da lata;
- NO PÁTIO OU NO PARQUE DA ESCOLA: colocar tecidos, espalhar caixas, definir o local onde ficará a lata (pique);
- Escolher quem será o pegador(es);
- Iniciar a brincadeira com as crianças pegadoras de olhos fechados, batem a lata no chão por dez vezes, enquanto as demais se escondem;
- Quando termina a contagem os pegadores saem em busca das crianças escondidas, quando acham correm até a lata, batendo a lata no chão falam o nome de quem encontrou;
- Se a criança que estiver escondida quiser se salvar vai até a lata, sem o pegador ver, fala seu nome e conta até três;
- O jogo acaba quando todas as crianças são encontradas e reinicia com a primeira criança que foi encontrada ou a primeira que foi salva.
INTERAÇÕES:
- CRIANÇA X CRIANÇA: procurar e combinar os lugares que servirão de esconderijo, explicar as regras.
- CRIANÇA X ADULTO: perguntar o nome de determinada criança, solicitar ajuda durante a contagem.
Este é só o começo dos encontros, aguardem novas postagens....
Nenhum comentário:
Postar um comentário