.

.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012


                      Assim se forma a identidade

                      “QUEM SOU EU?!” 
Projeto realizado pelas professora Luci Viana e Reni Eugênia com a turma do Infantil I 5ºB
JUSTIFICATIVA:
                     Este projeto foi idealizado por sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas, sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio histórico, e também conhecer a função da escola dentro da sociedade. Percebemos a necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança traz consigo.                                                  

                Seguindo esta linha de raciocínio de que as crianças pensam o mundo de um jeito especial e muito próprio. E a partir das relações que estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas com quem necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a "ler" e compreender o mundo. Cabe a Educação facilitar essa "leitura" e compreensão, possibilitando, no processo inicial da vida escolar, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua autoestima. 

                 Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal". Zilma Ramos de Oliveira, professora e pesquisadora de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, diz que todo adulto que trabalha na creche exerce um papel marcante nesse processo, "pois ele torna-se um estimulador e facilitador nessa longa caminhada".  

        O mais indicado é criar situações em que os pequenos descubram suas particularidades e proporcionar a eles momentos de interação com os colegas, sejam eles da mesma idade, mais novos ou mais velhos. Praticamente todas as descobertas e brincadeiras feitas nos três primeiros anos de vida estão relacionadas à construção da identidade e à autonomia. "Nessa fase do desenvolvimento, todos os objetos manipulados são, para a criança, uma extensão de si mesma." Nessa interação, meninos e meninas procuram entender o mundo que os rodeia. 
                 "O brincar é sempre um momento de descoberta”.  Na escola, é o momento de propor desafios que ajudem a superar limites.


Ilustração: Eu e minha família

Minha altura é.....

Ilustração: Eu e minha família

Momentos diversificados na sala multimeios...
historias com fantoches, livros, jogos...

Meu nome é....
Eu e o outro "somos iguais porém diferentes"!



Assistam ao vídeo, esta maravilhoso.....







Nenhum comentário:

Postar um comentário