Assim se forma a identidade
“QUEM SOU EU?!”
Projeto realizado pelas professora Luci Viana e Reni Eugênia com a turma do Infantil I 5ºB
JUSTIFICATIVA:
Este projeto foi idealizado por
sentir a necessidade de proporcionar aos alunos um conhecimento mais amplo de
si mesmo, das várias nuances do ser humano, com enfoque nas áreas cognitivas,
sócio-afetiva e corporal, inseridos dentro do atual contexto sócio histórico, e
também conhecer a função da escola dentro da sociedade. Percebemos a
necessidade de levar não só as crianças bem como as famílias a perceber que ir
a escola é uma das formas de adquirir ou rever o conhecimento que cada criança
traz consigo.
Seguindo esta linha de raciocínio de que as crianças pensam o
mundo de um jeito especial e muito próprio. E a partir das relações que
estabelecem com a realidade em que vivem, com o meio familiar e com as pessoas
com quem necessitam se relacionar no cotidiano, que elas passam a
"ler" e compreender o mundo. Cabe a Educação facilitar essa
"leitura" e compreensão, possibilitando, no processo inicial da vida
escolar, o reconhecimento, pela criança, da sua própria história de vida. É
desejável resgatar a importância das suas ações e atitudes no processo de
construção da história da humanidade, estimulando sempre a sua autoestima.
Segundo
o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade
"é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de
diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as
características físicas, do modo de agir e de pensar e da história
pessoal". Zilma Ramos de Oliveira, professora e pesquisadora de Psicologia
do Desenvolvimento da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto , diz
que todo adulto que trabalha na creche exerce um papel marcante nesse processo,
"pois ele torna-se um estimulador e facilitador nessa longa
caminhada".
O mais indicado é criar situações em que os pequenos descubram suas particularidades e proporcionar a eles momentos de interação com os colegas, sejam eles da mesma idade, mais novos ou mais velhos. Praticamente todas as descobertas e brincadeiras feitas nos três primeiros anos de vida estão relacionadas à construção da identidade e à autonomia. "Nessa fase do desenvolvimento, todos os objetos manipulados são, para a criança, uma extensão de si mesma." Nessa interação, meninos e meninas procuram entender o mundo que os rodeia.
"O brincar é sempre um momento de descoberta”. Na escola, é o momento de propor desafios que
ajudem a superar limites.
Ilustração: Eu e minha família |
Minha altura é..... |
Ilustração: Eu e minha família |
Momentos diversificados na sala multimeios... historias com fantoches, livros, jogos... |
Meu nome é.... |
Eu e o outro "somos iguais porém diferentes"! |
Assistam ao vídeo, esta maravilhoso.....
Nenhum comentário:
Postar um comentário