EMEI
JULIO ALVES PEREIRA
Plano
de trabalho ANUAL : 2013
Experiências de conhecimento e cuidado de si , do outro e do ambiente |
|||
INFANTIL I
|
INFANTIL II
|
||
Identidade
e autonomia
1) Expressar suas necessidades e
desejos;
Controle de suas necessidades de acordo com o momento.
2) Escolha de brincadeiras, de
parceiros, objetos, personagens e espaços: escolha de cantos;
3) Conhecer ,
vivenciar e aprender:
. Uso do vaso sanitário
. Hábitos de higiene pessoal,
. Preservação da limpeza da escola,
. Cuidados com material pessoal e de uso coletivo
. Servir sua alimentação (hábitos de higiene e saúde)
4) Conhecer , argumentar e vivenciar regras e combinados
5) Conhecimento de sua cultura e
das diversidades:respeito.
|
Identidade, autonomia e alteridade (outro)
1) Expressar suas necessidades e
desejos, através de dialogo. Controlar e entender suas necessidades de acordo com o
momento, nomeando sentimentos
2) Escolha de brincadeiras, de
parceiros, de temas, de personagens e espaços, escolha de cantos.
3) Conhecer , vivenciar
e aprender:
. Uso do vaso sanitário
. Hábitos de higiene pessoal,
. Preservação da limpeza da
escola,
. Cuidados com material pessoal e
de uso coletivo
. Servir sua alimentação (hábitos
de higiene e saúde)
4) Conhecer , argumentar
,elaborar e respeitar regras e
combinados
· Uso e conservação dos espaços e materiais:Regras de convivência
5) Conhecimento de sua cultura e
de outras culturas :Respeito e valorização.
|
||
Experiências de exploração da natureza e cultura |
|||
INFANTIL
I
|
INFANTIL
II
|
||
1) EU, O OUTRO E A FAMÍLIA
2) Tradições culturais: cantos,
jogos e brincadeiras
3) Eventos ligados ao meio social
que a criança vive: Vivências reais na família e escola.
4) Papéis sociais e questões de
gêneros:
o ser e atuar no convívio escolar e as pessoas envolvidas/
família/ comunidade
5) Preservação e cuidados com a
natureza:
.Meio ambiente /cultivo
.Observar a paisagem local
.Valorização da vida
.Atitudes de manutenção dos
espaços coletivos e o meio
|
1) EU, FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE
2) Tradições culturais: cantos,
jogos e brincadeiras
3) Eventos ligados ao meio social
que a criança vive: Vivências reais na família e escola.
4) Papéis sociais e questões de
gêneros:
o ser e atuar no convívio escolar e as pessoas envolvidas/
família/ comunidade
5) Preservação e cuidados com a
natureza:
.Meio ambiente (Projeto Siemens)
.Observar a paisagem local
.Valorização da vida
.Atitudes de manutenção dos
espaços coletivos e o meio
.
Energia e eletricidade (Projeto Siemens)
|
||
Experiências de apropriação do conhecimento matemático |
|||
INFANTIL
I
|
INFANTIL
II
|
||
1-Organização do tempo através do calendário (coletivo),
diferenciar os dias que têm aula dos que não têm estimativa de quantos dias
faltam para um evento.
Datas e eventos pertencentes ao grupo
2-Contagem oral e registro não convencional ou
convencional
3-Cantigas e histórias com situações de contagem,
representação e desenho
4- Ampliação do vocabulário matemático (Perto, longe,
dentro, fora, etc..) e lateralidade: atrás, ao lado de, antes e depois.
5-Conhecer e identificar formas geométricas
6-Localização espacial, exploração do espaço
7- Função social dos números.
8- Situações Problemas do cotidiano ou com histórias
9- Jogos de percurso
|
1-Organização do tempo através do calendário (coletivo ou
individual), diferenciar os dias que têm aula dos que não têm estimativa de
quantos dias faltam para um evento, situações problemas envolvendo noções de
tempo (sucessor e antecessor)
. Datas e eventos pertencentes ao grupo
2- Contagem e registro convencional
3-Cantigas e historias com situações de contagem,
representação oral, mental e desenho
4-Ampliação do vocabulário matemático (Perto, longe,
dentro, fora, etc..) e lateralidade: atrás, ao lado de, antes e depois.
5-Conhecer, identificar e descrever formas geométricas: sólidos
e planos.
Identificando propriedades (forma, lados..)
Explorando objetos do cotidiano.
6-Localização espacial, exploração do espaço.
Percursos-antecessor- sucessor
7. Função social dos números.
8. Situações Problemas do cotidiano ou com histórias.
9- Jogos de percurso
|
||
Experiências de exploração da linguagem verbal
|
|||
INFANTIL
I
|
INFANTIL
II
|
||
1)Reconhecer o nome (mini grupo)
Reconhecer e Registrar o próprio nome com ou sem apoio (infantil
I).
Reconhecer a primeira letra de seu nome.
Brincando com o alfabeto (mini grupo)
Reconhecer o nome de alguns colegas e da professora.
2) Leitura e registro de símbolos (infantil I)
- seqüência do alfabeto, identificando com apoio visual
3) Expressar idéias, sentimentos,
necessidades, desejos, opiniões e preferências
Elaborar e responder questionamentos.
4)Relatar fatos: começo,meio e fim.
5) Ouvir e interpretar histórias , identificar
personagens e a ação principal.
6) Produzir
pequenas “histórias” (fantasia)
Produzir histórias coletivas
Recontar histórias contadas pelo professor ou família.
Criar histórias com apoio visual/ livro sem texto
7) Jogos verbais :
Parlendas, canções, quadrinhas, poemas,
Travalingua e adivinhas
8) Vivenciar situações significativas de escrita e
leitura
9) Função social da escrita: diferentes gêneros de
textos: jornal, recados, narrativas, bilhetes, receitas, contos, letras de
música...
11) Diferenciar numerais e letras.
12) Projeto Entorno:
Histórias simultâneas
|
1)Escrever o nome sem apoio:
Reconhecer, nomear,
registrar letras do alfabeto através de jogos de letras e palavras significativas,
principalmente com o uso do nome.
Escrever outras
palavras sem consulta.
2)Produção de
textos (espontâneo ou coletivo ,com ou sem registro)
.Perceber o ritmo das palavras e quantidade de som.
3)Expressar idéias, sentimentos, necessidades, desejos,
opiniões e preferências
Elaborar e responder questionamentos
Argumentar idéias e ponto de vista.
4)Relatar fatos e produzir textos: começo,meio e fim
,temporalidade :seqüência temporal e causal
5) Ouvir e interpretar histórias , identificar
personagens e ações principais.
Reconto, reescrita e transformação da história
6) Produzir
pequenas “histórias” fantasia
produzir histórias
coletivas
Criação de história com ou sem registro.
7) Jogos verbais :
. parlendas, canções, quadrinhas, poemas
Travalíngua e
adivinhas.
8)Vivenciar situações significativas de escrita e leitura
9) Função social da escrita: diferentes gêneros de
textos: jornal, recados, narrativas, bilhetes, receitas, contos, letras de
música...
12) Projeto Entorno:
Histórias simultâneas
|
||
Experiências de exploração corporal - Experiências de brincar e imaginar |
|||
INFANTIL
I
|
INFANTIL
II
|
||
1)Brincadeiras individuais e em grupo.
2) Expressão corporal livre com músicas
tocadas e cantadas.
- Expressão
corporal dirigidas
-Exploração das
habilidades corporais individuais
- Despertar o ouvir e o sentir:
. com movimentos corporais
. com desenhos no papel
3)Exploração e
pesquisa de sons e ritmos a partir do próprio corpo, objetos sonoros e sons
do meio e da natureza.
Ouvir, sentir e produzir som.
Explorar estilos diferentes: clássicos, sertanejo,
valsa...
4) Ampliação do repertório musical e resgate de músicas
tradicionais ,preferências das famílias, diferentes culturas ( concepção da
Festa Junina)
5)Dramatizações. Mímicas, danças
6) Jogos de percurso
ou circuito(chão e mesa)
|
1)Brincadeiras individuais e em grupo
2) Expressão corporal livre com músicas
tocadas e cantadas.
Expressão
corporal dirigidas
Exploração das
habilidades corporais individuais
- Despertar o ouvir e o sentir:
. com movimentos corporais
. com desenhos no papel
3)Exploração de sons e ritmos a partir do próprio corpo,
objetos sonoros e sons do meio e da natureza.
Ouvir, sentir e produzir som.
Explorar estilos diferentes: clássicos, sertanejo,
valsa...
4) Ampliação do repertório musical e resgate de músicas
tradicionais ,preferências das famílias, diferentes culturas, concepção da
Festa Junina)
5)Dramatizações. Mímicas, danças.
6) Jogos de percurso mesa e chão
|
||
Experiências de expressividade das linguagens artísticas |
|||
INFANTIL
I
|
INFANTIL
II
|
||
1) Desenhar livremente e com temas
com diferentes materiais, suportes e espaços
2) Construir livremente com massinha
Construção dirigida com massinha
3) Pintar livremente e com temas.
4) Recortar com as mãos e com
tesoura (colagem)
5) utilizar procedimentos adequados para o uso de
materiais: pincel, tinta ,cola, canetinha..)
6) Conhecer a diversidade de produções artísticas como
desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens e ilustrações.
7) Apreciação de artes visuais de artistas .
8) Apreciação de produções artísticas : eu e o outro
9)Registro de situações próprias ou vivenciadas pelo
grupo : jogos, histórias, brincadeiras e
conversas
10)Dobraduras
simples /02 seqüências
11) Mistura das cores
|
1)Desenhar livremente e com temas com diferentes
materiais, suportes e espaços
Desenhos de observação,
cenários
2)Construir livremente
com massinha
Construção
dirigida com massinha
3)Pintar
livremente e com temas.
Fazer reeleituras.
4)Recortar com as mãos e com tesoura (colagem)
Recortar e
Colagem com as figuras compondo cenários próprios.
5) utilizar procedimentos adequados para o uso de
materiais: pincel, tinta ,cola, canetinha..)
6) Conhecer a diversidade de produções artísticas como
desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens e ilustrações.
7) Apreciação de artes visuais de artistas .
8) Apreciação de produções artísticas : eu e o outro
9)Registro de situações próprias ou vivenciadas pelo
grupo: jogos, histórias, brincadeiras e
conversas
10)Dobraduras : da
mais simples para as dobraduras com
mais seqüências.
11) Mistura das cores
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário