DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA
Projeto Especial de Ação – Ano 2015
Portaria Nº 6.572 de 25/11/2014
CADASTRO DA DRE
Nº /2015
1. UNIDADE EDUCACIONAL: E.M.E.I JULIO ALVES PEREIRA
2. ANO LETIVO: 2015
3. ESPECIFICIDADE DO PROJETO
3.1. Data de início:
10/02/2015 Data de término: 02/12/2015
3.2. Denominação: “Sustentarte” – A Sustentabilidade pela
Arte Educação
3.3. Número de horas: 160 h/a
3.4. Dias da semana e horários
4. JUSTIFICATIVA (em
articulação com o Projeto Pedagógico e “programa de mais educação São Paulo”)
Tendo em vista os
desafios atuais – escassez dos recursos
naturais e a crise hídrica surge a necessidade de aprofundar os estudos do tema
sustentabilidade e desenvolver um trabalho contínuo de conscientização junto as
crianças e comunidade escolar.Entendemos a importância de ampliar os conceitos,
pois observamos que a cultura de sustentabilidade ainda não foi adotada pela
maioria da população e como educadores devemos pensar numa escola que promova
este aprendizado, que deve ficar para a vida toda, que tenha poder de
transformar a sociedade.
Assim, propomos um estudo sobre
sustentabilidade, procurando entender o que é e o que não é, qual o nosso papel
enquanto cidadãos, como levar a reflexão sobre esta temática para crianças
pequenas.E buscando alternativas, acreditamos que a Arte, utilizando das suas
diferentes linguagens: desenho, musical, plástica, poética, cinematográfica,
fotografia, entre outras, possibilite o educando expressar suas idéias,
sentimentos, necessidades e desejos, trazendo para ação reflexiva a educação
ambiental.
Sendo assim, faz-se
necessário buscar conhecimentos e informações de teorias e concepções,
construindo intervenções pertinentes ao PPP da Escola, às Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e aos Referenciais Curriculares
Nacionais de Educação Infantil, bem como aos documentos elaborados por SME e
DOT: Tempos e Espaços para a Infância e Orientações Curriculares: Expectativas
de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil, do programa
A rede em rede, São no Programa de Reorganização Curricular e Administrativa,
Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – Mais
Educação Paulo resultando no aprimoramento da prática e na busca contínua de
novos recursos para um efetivo e real trabalho de qualidade.
OBJETIVOS
·
Refletir sobre a necessidade que cada um tem de
preservar com pequenas ações o meio ambiente.
· Investir
na formação permanente para adequação à realidade atual, aperfeiçoando,
enriquecendo e ampliando conhecimentos para a melhoria da qualidade de ensino e
das interações, visando à compreensão do mundo e da sociedade em que estamos
inseridos e educando.
·
Promover o crescimento de todos os envolvidos com
a Educação, no sentido de conhecer a legislação vigente, reorganizar e ter
clareza da multiplicidade de fatores em favor do Projeto Pedagógico.
·
Envolver a Comunidade em atividades da escola e
ações Pedagógicas.
·
Refletir as ações a partir da teoria e da
prática promovendo a melhoria da práxis através do estudo e da construção de
intervenções, interligando os âmbitos de experiências, de maneira criativa,
diversificada e desafiadora, acompanhando o desenvolvimento infantil, avaliando
e registrando seus avanços.
· Criar situações e momentos de troca entre os
professores, para que ampliem seus conhecimentos e falem sobre as atividades
desenvolvidas nas diferentes linguagens, seus avanços e dificuldades.
·
Atender às crianças no que se refere ao cuidar e
educar, buscando contribuir para o desenvolvimento de suas capacidades e
potencialidades, de forma lúdica e simbólica, para sua socialização e seu
crescimento com saúde física, mental e social, tornando-as capazes de interagir
e modificar seu meio.
- Destacar mecanismos que possam propiciar o desenvolvimento das crianças, favorecendo a construção de habilidades e atitudes, aumentando as possibilidades de pesquisar, escolher, situar informações, criar e participar, dilatando os espaços dos ambientes de aprendizagens de manuseio dos recursos tecnológicos.
RESULTADOS
ESPERADOS/METAS
· Maior conscientização sobre as questões
ambientais, tendo como principal desafio as mudanças paulatinamente de hábitos.
· Um espaço de estudo, pesquisa, ampliação, trocas
e construção de novos conhecimentos e novas práticas de ensino, diversificando
e efetivando propostas de trabalho de qualidade.
· Sensibilidade do educador às necessidades,
desejos e expressão das diferentes linguagens, fortalecendo as relações
estabelecidas entre elas, envolvendo-as em atividades significativamente
variadas, mediando e otimizando os espaços, os tempos e os recursos.
· Envolvimento de toda comunidade escolar, com
prioridade de participação dos pais nas diversas ações educacionais para
compreensão e valorização do trabalho realizado na Educação Infantil.
·
Envolvimento de toda a equipe escolar nos
diversos momentos do projeto.
PROCEDIMENTOS
METODOLÓGICOS
IDENTIFICAÇÃO DOS
ASPECTOS RELEVANTES (LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS)
• Necessidade
de desenvolver um trabalho contínuo de conscientização junto as crianças
e comunidade escolar.
• Necessidade
de promover ações /reflexões sobre a responsabilidade de cada um sobre o meio ambiente.
• Necessidade
de inserir conceitos urgentes: como aprender a cuidar, aprender a conviver.
ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO
• Implementar
ações que possibilitem a reflexão através da arte e suas diferentes linguagens.
• Implementar
ações que possibilitem a reflexão da prática, elaborando estratégias de como
economizar os recursos naturais.
• Olhar
sensível e atento às situações do cotidiano, refletindo a ação e avaliando
constantemente.
• Que as intervenções e ações atravessem os portões da escola para o educador,o
educando e a comunidade.
SISTEMATIZAÇÃO
Pesquisa/ Leitura/estudo
Reflexão de currículo vivo com
registros, vivências e relatos.
Ação/registro/reflexão
Avaliação/reorganização
Textos selecionados e sequência de estudo
1- Pedagogia da Terra – Moacir
Gadotti, São Paulo, Peirópolis
* Educação do Futuro
* Sociedade Sustentável
* Educação Sustentável
* Consciência Planetária
* Civilização Planetária
* Movimento pela Ecopedagogia
* A Terra como Paradigma
* Carta da Terra
2- Educação Pela arte e Artes na Educação – Alberto B. Sousa, Portugal,
Instituto Piaget
*
Arte e Educação: Platão: Arte espiritual e transcendente
*
Educação pela arte
*
A transformação do saber e a formação do ser
3- Saber Cuidar- Leonardo Boff,
São Paulo, Ed. Vozes
* Cuidado com o nosso único planeta
* Cuidado com próprio nicho ecológico
* Cuidado com a sociedade
sustentável
4 – Sustentabilidade - O que é , O que não é, Leonardo Boff,
Petrópolis, Ed. Vozes
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
LIVROS SELECIONADOS PARA
LEITURA/ESTUDO DO ANO:
- Pedagogia da Terra – Moacir Gadotti – São
Paulo, Peirópolis
- Educação Pela Arte e Artes na Educação
- Lisboa, Horizontes Pedagógicos
- Saber Cuidar – Leonardo Boff –Petrópolis,
Vozes
- Sustentabilidade: O que é, O que não é –
Petrópolis, Vozes
- O Cuidado Necessário: na vida, na educação,
na ética e na espiritualidade. Petrópolis – Vozes
OUTROS PARA ESTUDO E PESQUISA
SME. Tempos e Espaços para a
infância e suas linguagens nos CEIs, Creches e EMEIs da cidade de São Paulo.
2006
SME. Orientações Curriculares:
Expectativas de aprendizagens. 2007
SME. A Rede em Rede: a Formação
Continuada na Educação Infantil
MEC. Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
MEC. Referenciais Curriculares
Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
*
Artigos de jornais e revistas
*
Documentos vindos de SME e da formação A rede em rede.
*
Apostilas, textos, etc. de relevância para o projeto, coletados pelos
participantes.
*
Internet:
AVALIAÇÃO
PERIODICIDADE
• Avaliação
contínua no coletivo por relatos orais.
• Avaliação
semestral – coletiva grupo de PEA,
Equipe Gestora e no Conselho de Escola.
• Avaliação
final: coletiva no grupo de PEA, Equipe Gestora e no Conselho de Escola.
INDICADORES E INSTRUMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO
• Registro
das colocações e conclusões em livro ata do PEA, portfólio de relatos ligados à
sala de aula.
• Relatório
em Impresso próprio para avaliação
semestral coletiva com os seguintes critérios:
A avaliação será pautada em
parâmetros que contribuam para o redimensionamento do trabalho desenvolvido no
ano e contribuir para reescrita/redimensionamento no ano subseqüente:
* As temáticas trabalhadas e sua
articulação com a justificativa do PEA, bem como objetivos e metas;
* A metodologia utilizada foi
adequada e ensejou a problematização das práticas da Unidade.
* O diálogo entre o PEA e as
práticas pedagógicas da Unidade observadas pela equipe escolar no decorrer do
ano ( articulação entre as necessidades formativas e ação efetivamente
realizadas.
PARECER DA EQUIPE TÉCNICA DA UNIDADE EDUCACIONAL
A formação continuada do professor no contexto escolar
reflete diretamente na qualidade de ensino, modificando posturas, provendo
crescimento profissional individual e coletivo, que constrói ações com
compromisso e adequadas ao momento de aprendizagem das crianças no trabalho de
sala de aula; somos favoráveis à efetivação do PEA, por acreditarmos que o
trabalho coletivo visa fortalecer as ações dos educadores no que se refere à
sua prática através do pressuposto ação – reflexão- ação, buscando situações de
aprendizagem que atuarão na vida da criança como início de uma formação da
autonomia e cidadania. Portanto
participaremos e fundamentaremos o PEA, pois o mesmo atende nossos objetivos e
metas do Projeto Pedagógico, que é atender cada vez melhor nossa comunidade em
termos de integração, construção de conhecimentos, relações saudáveis, na
melhoria do processo ensino aprendizagem e no respeito a diversidade e à
cultura de infância que atendemos.
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