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sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

PEA 2015





DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO  PIRITUBA

Projeto Especial de Ação – Ano 2015
Portaria Nº 6.572 de 25/11/2014


CADASTRO DA DRE  Nº /2015
1. UNIDADE EDUCACIONAL: E.M.E.I JULIO ALVES PEREIRA


2. ANO LETIVO: 2015

3. ESPECIFICIDADE DO PROJETO

3.1. Data de início: 10/02/2015                                      Data de término: 02/12/2015


3.2. Denominação: “Sustentarte” – A Sustentabilidade pela Arte Educação

3.3. Número de horas: 160 h/a


3.4. Dias da semana e horários

4. JUSTIFICATIVA (em articulação com o Projeto Pedagógico e “programa de mais educação São Paulo”)
  
   Tendo em vista os desafios atuais – escassez  dos recursos naturais e a crise hídrica surge a necessidade de aprofundar os estudos do tema sustentabilidade e desenvolver um trabalho contínuo de conscientização junto as crianças e comunidade escolar.Entendemos a importância de ampliar os conceitos, pois observamos que a cultura de sustentabilidade ainda não foi adotada pela maioria da população e como educadores devemos pensar numa escola que promova este aprendizado, que deve ficar para a vida toda, que tenha poder de transformar a sociedade.
    Assim, propomos um estudo sobre sustentabilidade, procurando entender o que é e o que não é, qual o nosso papel enquanto cidadãos, como levar a reflexão sobre esta temática para crianças pequenas.E buscando alternativas, acreditamos que a Arte, utilizando das suas diferentes linguagens: desenho, musical, plástica, poética, cinematográfica, fotografia, entre outras, possibilite o educando expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, trazendo para ação reflexiva a educação ambiental.
   Sendo assim, faz-se necessário buscar conhecimentos e informações de teorias e concepções, construindo intervenções pertinentes ao PPP da Escola, às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e aos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil, bem como aos documentos elaborados por SME e DOT: Tempos e Espaços para a Infância e Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil, do programa A rede em rede, São no Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – Mais Educação Paulo resultando no aprimoramento da prática e na busca contínua de novos recursos para um efetivo e real trabalho de qualidade.

OBJETIVOS

·        Refletir sobre a necessidade que cada um tem de preservar com pequenas ações o meio ambiente.
·    Investir na formação permanente para adequação à realidade atual, aperfeiçoando, enriquecendo e ampliando conhecimentos para a melhoria da qualidade de ensino e das interações, visando à compreensão do mundo e da sociedade em que estamos inseridos e educando.
·        Promover o crescimento de todos os envolvidos com a Educação, no sentido de conhecer a legislação vigente, reorganizar e ter clareza da multiplicidade de fatores em favor do Projeto Pedagógico.
·        Envolver a Comunidade em atividades da escola e ações Pedagógicas.
·        Refletir as ações a partir da teoria e da prática promovendo a melhoria da práxis através do estudo e da construção de intervenções, interligando os âmbitos de experiências, de maneira criativa, diversificada e desafiadora, acompanhando o desenvolvimento infantil, avaliando e registrando seus avanços.
·     Criar situações e momentos de troca entre os professores, para que ampliem seus conhecimentos e  falem sobre as atividades desenvolvidas nas diferentes linguagens, seus avanços e dificuldades.
·        Atender às crianças no que se refere ao cuidar e educar, buscando contribuir para o desenvolvimento de suas capacidades e potencialidades, de forma lúdica e simbólica, para sua socialização e seu crescimento com saúde física, mental e social, tornando-as capazes de interagir e modificar seu meio.
  • Destacar mecanismos que possam propiciar o desenvolvimento das crianças, favorecendo a construção de habilidades e atitudes, aumentando as possibilidades de pesquisar, escolher, situar informações, criar e participar, dilatando os espaços dos ambientes de aprendizagens de manuseio dos recursos tecnológicos.

RESULTADOS ESPERADOS/METAS

·   Maior conscientização sobre as questões ambientais, tendo como principal desafio as mudanças paulatinamente de hábitos.

·    Um espaço de estudo, pesquisa, ampliação, trocas e construção de novos conhecimentos e novas práticas de ensino, diversificando e efetivando propostas de trabalho de qualidade. 

·    Sensibilidade do educador às necessidades, desejos e expressão das diferentes linguagens, fortalecendo as relações estabelecidas entre elas, envolvendo-as em atividades significativamente variadas, mediando e otimizando os espaços, os tempos e os recursos.

·     Envolvimento de toda comunidade escolar, com prioridade de participação dos pais nas diversas ações educacionais para compreensão e valorização do trabalho realizado na Educação Infantil.

·        Envolvimento de toda a equipe escolar nos diversos momentos do projeto.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS RELEVANTES (LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS)

•        Necessidade de desenvolver um trabalho contínuo de conscientização junto as crianças e comunidade          escolar.

•     Necessidade de promover ações /reflexões sobre a responsabilidade de cada um sobre o meio                    ambiente.

•       Necessidade de inserir conceitos urgentes: como aprender a cuidar, aprender a conviver.

ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO

•   Implementar ações que possibilitem a reflexão através da arte e suas diferentes linguagens.

•  Implementar ações que possibilitem a reflexão da prática, elaborando estratégias de como economizar      os recursos naturais.

•  Olhar sensível e atento às situações do cotidiano, refletindo a ação e avaliando constantemente.

•  Que as intervenções e ações atravessem os portões da escola para o educador,o educando e a                 comunidade.

SISTEMATIZAÇÃO

Pesquisa/ Leitura/estudo
Reflexão de currículo vivo com registros, vivências e relatos.
Ação/registro/reflexão
Avaliação/reorganização

Textos selecionados e sequência de estudo

1- Pedagogia da Terra – Moacir Gadotti, São Paulo, Peirópolis
         * Educação do Futuro
           * Sociedade Sustentável
           * Educação Sustentável
           * Consciência Planetária
           * Civilização Planetária
           * Movimento pela Ecopedagogia
           * A Terra como Paradigma
           * Carta da Terra
2- Educação Pela arte e Artes  na Educação – Alberto B. Sousa, Portugal, Instituto Piaget
         * Arte e Educação: Platão: Arte espiritual e transcendente
         * Educação pela arte
         * A transformação do saber e a formação do ser
3- Saber Cuidar- Leonardo Boff, São Paulo, Ed. Vozes
           * Cuidado com o nosso único planeta
           * Cuidado com  próprio nicho ecológico
           * Cuidado com a sociedade sustentável
4 – Sustentabilidade  - O que é , O que não é, Leonardo Boff, Petrópolis, Ed. Vozes
      
5 – O Cuidado Necessário: na vida, na saúde, na educação, na ética e na espiritualidade. Leonardo Boff, Petrópolis, Ed. Vozes 

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


LIVROS SELECIONADOS PARA LEITURA/ESTUDO DO ANO:

 - Pedagogia da Terra – Moacir Gadotti – São Paulo, Peirópolis
 - Educação Pela Arte e Artes na Educação -  Lisboa, Horizontes Pedagógicos
 - Saber Cuidar – Leonardo Boff –Petrópolis, Vozes
 - Sustentabilidade: O que é, O que não é – Petrópolis, Vozes
 - O Cuidado Necessário: na vida, na educação, na ética e na espiritualidade. Petrópolis – Vozes

OUTROS PARA ESTUDO E PESQUISA

SME. Tempos e Espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, Creches e EMEIs da cidade de São Paulo. 2006
SME. Orientações Curriculares: Expectativas de aprendizagens. 2007
SME. A Rede em Rede: a Formação Continuada na Educação Infantil
MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
MEC. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1998.

 *    Artigos de jornais e revistas
 *    Documentos vindos de SME e da formação A rede em rede.
 *     Apostilas, textos, etc. de relevância para o projeto, coletados pelos participantes.
 *     Internet:

AVALIAÇÃO

PERIODICIDADE

•       Avaliação contínua no coletivo por relatos orais.
•       Avaliação semestral – coletiva  grupo de PEA, Equipe Gestora e no Conselho de Escola.
•       Avaliação final: coletiva no grupo de PEA, Equipe Gestora e no Conselho de Escola.

INDICADORES E INSTRUMENTOS PARA ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO

•     Registro das colocações e conclusões em livro ata do PEA, portfólio de relatos ligados à sala de               aula.
•     Relatório em Impresso próprio para avaliação  semestral coletiva com os seguintes critérios:
       A avaliação será pautada em parâmetros que contribuam para o redimensionamento do trabalho               desenvolvido no ano e contribuir para reescrita/redimensionamento no ano subseqüente:
*    As temáticas trabalhadas e sua articulação com a justificativa do PEA, bem como objetivos e metas;
*    A metodologia utilizada foi adequada e ensejou a problematização das práticas da Unidade.
*    O diálogo entre o PEA e as práticas pedagógicas da Unidade observadas pela equipe escolar no               decorrer do ano ( articulação entre as necessidades formativas e ação efetivamente realizadas.

PARECER DA EQUIPE TÉCNICA DA UNIDADE EDUCACIONAL

A formação continuada do professor no contexto escolar reflete diretamente na qualidade de ensino, modificando posturas, provendo crescimento profissional individual e coletivo, que constrói ações com compromisso e adequadas ao momento de aprendizagem das crianças no trabalho de sala de aula; somos favoráveis à efetivação do PEA, por acreditarmos que o trabalho coletivo visa fortalecer as ações dos educadores no que se refere à sua prática através do pressuposto ação – reflexão- ação, buscando situações de aprendizagem que atuarão na vida da criança como início de uma formação da autonomia e cidadania.  Portanto participaremos e fundamentaremos o PEA, pois o mesmo atende nossos objetivos e metas do Projeto Pedagógico, que é atender cada vez melhor nossa comunidade em termos de integração, construção de conhecimentos, relações saudáveis, na melhoria do processo ensino aprendizagem e no respeito a diversidade e à cultura de infância que atendemos.



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