DIRETORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA
Projeto
Especial de Ação – Ano 2013
Portaria
1566-18/03/2008
ESPECIFICIDADE DO PROJETO
Data de início: 18/02/2013 Data de término: 03/12/2013
Denominação: Um novo olhar para
as linguagens: a arte de criar e recriar.
Número de horas: 150
h/a
JUSTIFICATIVA (em
articulação com o
Projeto Pedagógico)
Em continuidade aos estudos e ações
desenvolvidas em 2012, articuladas à riqueza das formas de linguagem, voltamos
a atenção para as múltiplas possibilidades das crianças expressarem suas formas
de construção de conhecimentos e, sobretudo, a capacidade e o direito não
apenas de se apropriar da cultura, mas de reconstruí-la, reelaborando os
sentidos que emergem das experiências humanas. Temos nos empenhado em
desenvolver uma escuta e um olhar sobre a criança, tomando-a como um sujeito
nas relações sociais, construtores, criadores e recriadores da cultura. Nessa
perspectiva, a primeira reflexão necessária que se tem colocado para nós,
professoras da Educação Infantil, é a responsabilidade da formação da criança
em sua mais ampla possibilidade de expressão. Buscamos a valorização da
experiência humana partilhada, procurando possibilitar às crianças a capacidade
de proceder escolhas valorizando suas múltiplas linguagens. Essas linguagens
constituem-se como instrumentos culturais de apreensão do mundo, de maneira a
dar forma às diversas aprendizagens infantis. Através de um processo de
interação com o mundo adulto, a criança constrói diferentes linguagens, que lhe
dão acesso a diversos significados. A linguagem da criança perpassa toda
atividade quer seja individual ou coletiva, verbal ou não verbal, midiática,
elas cruzam-se, completam-se e modificam-se incessantemente, acompanhando o
movimento de transformação da criança em sua construção de conhecimento sobre o
mundo físico e social. Além de ser uma forma de interação da criança com o
mundo,é por meio da linguagem que ela se inscreve na história e na cultura,
expondo seus pensamentos, sentimentos e emoções, sua maneira de ver e aprender
o mundo.
As múltiplas linguagens permitem ao sujeito
desenvolver sua capacidade imaginativa como forma de pensamento que está muito
presente na infância, mas que o acompanha por toda a vida e é fundamental para
o desenvolvimento da criatividade. Nesse sentido propomos realizar um trabalho
onde a dinâmica das interações entre as diversas linguagens, nos diferentes
tempos, espaços e recursos, perpassem nos diferentes segmentos da comunidade
escolar e, principalmente, na formação permanente do Professor no exercício
constante do olhar sensível.
Sendo assim, faz-se necessário buscar conhecimentos e
informações de teorias e concepções, construindo intervenções pertinentes ao PP
da Escola, às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e aos
Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil, bem como aos
documentos elaborados por SME e DOT: Tempos e Espaços para a Infância e
Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas
para a Educação Infantil, do programa A rede em rede, resultando no
aprimoramento da prática e na busca contínua de novos recursos para um efetivo
e real trabalho de qualidade.
A formação continuada
do professor no contexto escolar reflete diretamente na qualidade de ensino,
modificando posturas, provendo crescimento profissional individual e
coletivo, que constrói ações com compromisso e adequadas ao momento de
aprendizagem das crianças no trabalho de sala de aula; somos favoráveis à
efetivação do PEA, por acreditarmos que o trabalho coletivo visa fortalecer
as ações dos educadores no que se refere à sua prática através do pressuposto
ação – reflexão- ação, buscando situações de aprendizagem que atuarão na vida
da criança como início de uma formação da autonomia e cidadania. Portanto participaremos e fundamentaremos o
PEA, pois o mesmo atende nossos objetivos e metas do Projeto Pedagógico, que
é atender cada vez melhor nossa comunidade em termos de integração,
construção de conhecimentos , relações saudáveis , na melhoria do processo ensino aprendizagem
e no respeito a diversidade e à cultura de infância que atendemos .
Apresentado e discutido em Conselho de Escola em 06/03/2013
ESPECIFICIDADE DO PROJETO
Data de início: 18/02/2013 Data de término: 03/12/2013
Denominação: Um novo olhar para
as linguagens: a arte de criar e recriar.
Número de horas: 150
h/a
JUSTIFICATIVA (em
articulação com o
Projeto Pedagógico)
Em continuidade aos estudos e ações
desenvolvidas em 2012, articuladas à riqueza das formas de linguagem, voltamos
a atenção para as múltiplas possibilidades das crianças expressarem suas formas
de construção de conhecimentos e, sobretudo, a capacidade e o direito não
apenas de se apropriar da cultura, mas de reconstruí-la, reelaborando os
sentidos que emergem das experiências humanas. Temos nos empenhado em
desenvolver uma escuta e um olhar sobre a criança, tomando-a como um sujeito
nas relações sociais, construtores, criadores e recriadores da cultura. Nessa
perspectiva, a primeira reflexão necessária que se tem colocado para nós,
professoras da Educação Infantil, é a responsabilidade da formação da criança
em sua mais ampla possibilidade de expressão. Buscamos a valorização da
experiência humana partilhada, procurando possibilitar às crianças a capacidade
de proceder escolhas valorizando suas múltiplas linguagens. Essas linguagens
constituem-se como instrumentos culturais de apreensão do mundo, de maneira a
dar forma às diversas aprendizagens infantis. Através de um processo de
interação com o mundo adulto, a criança constrói diferentes linguagens, que lhe
dão acesso a diversos significados. A linguagem da criança perpassa toda
atividade quer seja individual ou coletiva, verbal ou não verbal, midiática,
elas cruzam-se, completam-se e modificam-se incessantemente, acompanhando o
movimento de transformação da criança em sua construção de conhecimento sobre o
mundo físico e social. Além de ser uma forma de interação da criança com o
mundo,é por meio da linguagem que ela se inscreve na história e na cultura,
expondo seus pensamentos, sentimentos e emoções, sua maneira de ver e aprender
o mundo.
As múltiplas linguagens permitem ao sujeito
desenvolver sua capacidade imaginativa como forma de pensamento que está muito
presente na infância, mas que o acompanha por toda a vida e é fundamental para
o desenvolvimento da criatividade. Nesse sentido propomos realizar um trabalho
onde a dinâmica das interações entre as diversas linguagens, nos diferentes
tempos, espaços e recursos, perpassem nos diferentes segmentos da comunidade
escolar e, principalmente, na formação permanente do Professor no exercício
constante do olhar sensível.
Sendo assim, faz-se necessário buscar conhecimentos e
informações de teorias e concepções, construindo intervenções pertinentes ao PP
da Escola, às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e aos
Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil, bem como aos
documentos elaborados por SME e DOT: Tempos e Espaços para a Infância e
Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas
para a Educação Infantil, do programa A rede em rede, resultando no
aprimoramento da prática e na busca contínua de novos recursos para um efetivo
e real trabalho de qualidade.
A formação continuada do professor no contexto escolar reflete diretamente na qualidade de ensino, modificando posturas, provendo crescimento profissional individual e coletivo, que constrói ações com compromisso e adequadas ao momento de aprendizagem das crianças no trabalho de sala de aula; somos favoráveis à efetivação do PEA, por acreditarmos que o trabalho coletivo visa fortalecer as ações dos educadores no que se refere à sua prática através do pressuposto ação – reflexão- ação, buscando situações de aprendizagem que atuarão na vida da criança como início de uma formação da autonomia e cidadania. Portanto participaremos e fundamentaremos o PEA, pois o mesmo atende nossos objetivos e metas do Projeto Pedagógico, que é atender cada vez melhor nossa comunidade em termos de integração, construção de conhecimentos , relações saudáveis , na melhoria do processo ensino aprendizagem e no respeito a diversidade e à cultura de infância que atendemos . |
Apresentado e discutido em Conselho de Escola em 06/03/2013
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