EMEI JULIO ALVES PEREIRA
REORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS
Função Social
Educar
Cuidar
Construir conhecimento: aprendizagens
Integrar / Conviver: Diversidade
Promover relações Afetivas Saudáveis
Valorização do indivíduo: Autonomia
Oportunidades de atuação no cotidiano escolar:
Cidadania crítica,
participativa e reflexiva.
Princípios da Gestão:
Administrativo e Pedagógico
Diálogo –Comunicação
Cooperação-Trabalho em Equipe
Democracia
Solidariedade-Ser e Ajudar
Respeito
Justiça – Segurança
Amor/ Afetividade
Dedicação e
Compromisso
Ética
DIALÉTICA ENTRE
EDUCADOR/ EDUCANDO / COMUNIDADE
SUJEITOS DO PROCESSO EDUCACIONAL
Quem Somos?
EDUCANDOS:
- Seres humanos dotados de capacidades, habilidades, potencialidades, deficiências, subjetividades...
- Ativos e críticos
- Cheios de expectativas e sonhos
- Carentes de atenção
- Com vivências diversificadas
- Capazes e inteligentes desde sempre
- Protagonista do processo educativo
EDUCADOR:
- Mediador de conhecimento
- Observador e reflexivo
- Facilitador
- Agente e sujeito de transformação
- Batalhador
- Sonhador
- Crítico
- Que valoriza o trabalho coletivo
Possibilitador de desenvolvimento e da
vivência necessária para o protagonismo infantil.
Tem compromisso com as funções, metas e
objetivos educacionais estabelecidos pelo grupo e com a cultura da infância .
O que queremos:
Para os ALUNOS:
Que saiam para
o mundo como crianças felizes, com respeito por si mesmo e pelos outros,
apaixonados e dispostos a vivenciar, a colaborar e a compartilhar;
Que consigam pensar com autonomia e
independência e sejam capazes de se importar com a vida, com eles mesmos, com a
comunidade, com o meio ambiente e o planeta;
Que saibam
usar bem os recursos do meio em que vivem e que também tenham as competências
básicas de falar, escrever, ler (ainda que não convencionalmente), ouvir e
lidar com quantidades e números, até onde permitam suas capacidades;
Que cresçam e permaneçam sensíveis,
compreensivos e receptivos para as manifestações humanas de alegria, dor,
prazer e bondade;
Que vivam felizes, com gosto pela vida e pela convivência,
valorizando nas relações com os outros o respeito, a diversidade, a
solidariedade e a justiça;
Que sejam educadas num ambiente sem
discriminações, que valorizem as relações entre diferentes grupos étnico-raciais
para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos,
igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.
Para a ESCOLA:
Envolvimento de toda a equipe e comunidade;
Recursos materiais de qualidade e quantidade;
Melhores condições de trabalho;
Que intenções e projetos não fiquem apenas no papel;
Clareza e transparência nas ações;
Maior valorização profissional;
Apoio e formação continuada em contexto;
Espaços ( tempo) para trocas de experiências;
Que valorize as relações criança-criança, criança-adulto, adulto-adulto;
Prioridades do PP
1. Reorganização dos Tempos e Espaços
O DESAFIO
É TRANSFORMAR TODO O ESPAÇO DE CONVÍVIO E OTIMIZAR OS RECURSOS E OS ESPAÇOS
DISPONÍVEIS
- Ambiente escolar organizado, agradável, equipado, limpo e alegre.
- Reformulação e manutenção dos espaços internos e externos
- Acomodar o acervo novo de livros para as salas de aula: Kit pesquisa/ kit leitura/ kit empréstimo /kit cantinho
- Cantos diversificados nas salas de aula com material adequado
- Continuidade com constantes reflexões:
- Brinquedoteca
- Alimentação Saudável: autosserviço e autonomia
- Sala multimeios: Informática Educativa/recursos Educomunicação/Recursos para dramatização e histórias/livros
2. Envolvimento com a comunidade
- Atendimento cortês por parte de todos os funcionários
- Participação dos pais em:
- Reuniões (de pais e mestres, APM, Conselho de Escola)
- Palestras/ oficinas
- Dia da família na escola
- Festas e eventos.
3. Formação continuada
- Qualificar os profissionais de educação;E
- Estudo e reflexão em horário de JEI, PEA e hora atividade, reuniões pedagógicas e em cursos oferecidos pela PMSP;
- Foco dos estudos e reflexão do PEA(Projeto Especial de Ação):
Um
novo olhar para as linguagens: a arte de criar e recriar.
Reorganização dos Tempos e Espaços
Justificativa
- Importância de subsidiar a equipe escolar na discussão e condução de práticas relacionadas a reorganização dos tempos e manutenção de espaços para desenvolver melhoria de recursos e condições de trabalho, elevando a qualidade de ensino.
- Contextualização de práticas e discussões curriculares de qualidade na educação infantil de modo a melhorar a educação e os cuidados oferecidos às crianças e respectivas famílias.
- Parcerias na área de Educação Infantil proporcionando articulação e dialogo entre teoria e prática na formação da equipe.
A Escola Municipal de Educação Infantil “Júlio Alves Pereira” tem por
objetivo a formação básica do aluno com uma consciência social, crítica,
solidária e democrática, onde esse aluno, inclusive se portador de necessidades
especiais vá gradativamente se percebendo como agente do processo de construção
do conhecimento e de transformação das relações entre os homens em sociedade,
através da ampliação e recriação de suas experiências, da sua articulação com o
saber organizado e da relação da teoria com a prática, respeitando-se as
especificidades da Educação Infantil. A prática da Educação Infantil será
organizada de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
Ø Desenvolver
uma imagem positiva de si, atuando cada vez mais independente, com confiança em
suas capacidades e percepção de suas limitações;
Ø Descobrir
e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus
limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e
bem-estar;
Ø
Estabelecer vínculos afetivos de troca com adultos e
crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando ativamente suas
possibilidades de comunicação e interação social;
Ø Estabelecer
e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular
seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e
desenvolvimento individual;
Ø Observar e
explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais
como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e
valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Ø Brincar expressando
emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Ø Utilizar
diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas
às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e
ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez
mais sua capacidade expressiva;
Ø
Conhecer manifestações culturais, demonstrando
atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a
diversidade.
Ø
Elevar a qualidade na Educação Infantil
Ø Ampliar conhecimentos e práticas pedagógicas
efetivas no diálogo entre professores, acadêmicos e profissionais da educação
pela participação em cursos, seminários, congressos e eventos promovidos por
órgãos ligados à Educação.
Ø Trazer a realidade escolar aos pais refletindo sobre a tarefa de cuidar e educar e da função da educação infantil
Ø Conhecer a realidade e possibilidades de parceria da
comunidade escolar
Ø Oferecer ambiente criativo para promoção da
autonomia, independência e desenvolvimento das diversas capacidades da criança.
Ø
Reorganizar os tempos e os espaços.
Meta: Transformação e manutenção dos diferentes espaços e
reorganização do tempo da Unidade Educacional.
Procedimentos para a ação e para a previsão de recursos:
·
Leituras/ discussões/ estudos/ reflexões do
cotidiano e teorias
·
Oficinas com alunos e pais
·
Seminários
·
Cursos
·
Plenárias
·
Reuniões
·
Dia da Família na escola: Festa Junina
·
Mostras de trabalhos/ Feira Cultural
·
Festas e encontros
· Cantos diversificados nas salas de aula com material
adequado
-canto da
casinha
-canto do
escritório
-canto da
leitura
-canto de
carrinhos
-cantos
com bonecas e bonecos, etc
· Sala multlmeios com cantos diversificados: de leitura,
conto, arte, vídeo, computadores e outras mídias.
·
Projeto: Brinquedoteca
·
Projeto alimentação: autoservirço
·
Projetos por turmas
·
Excursões: Teatro – sitio
· Eventos: Partilha na Páscoa/ Festa Junina com a
comunidade e festa Junina interna / semana da criança com brinquedos,
brincadeiras e conto na escola/ confraternização de encerramento e Natal com
Papai Noel.
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