DIRETORIA
REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA
Projeto
Especial de Ação – Ano 2014
Portaria
Nº 901-24/01/2014
CADASTRO DA DRE Nº____ /2014
1. UNIDADE EDUCACIONAL: EMEI JULIO ALVES PEREIRA
2. ANO LETIVO: 2014
ESPECIFICIDADE DO PROJETO
Data de início: 10/02/2014 Data de
término: 02/12/2014
Denominação: Um novo olhar para as linguagens: a arte
de criar e recriar, explorando o movimento como forma de expressão, através de
jogos teatrais, música e poesia.
Número de horas: 154 h/a
Dias da semana e horários
GRUPOS Segundas-feiras Terças-feiras
A 9h25 às 10h55 9h25 às 10h55
B 11h05 às
12h35 11h05 às 12h35
C 13h25 às
14h55 13h25 às 14h55
JUSTIFICATIVA (em
articulação com o Projeto Pedagógico e “programa de mais educação São Paulo”)
Em continuidade aos estudos e
ações desenvolvidas em 2013, quando estudamos e refletimos sobre as Artes
Plástica e o desenho, este ano para ampliar nossos conhecimentos vamos focar
nossos estudos, nos movimentos
corporais, explorando os jogos teatrais, a música e a poesia. Nossas ações
estarão articuladas à riqueza das formas de linguagem, voltamos a atenção para
as múltiplas possibilidades das crianças expressarem suas formas de construção
de conhecimentos e, sobretudo, a capacidade e o direito não apenas de se
apropriar da cultura, mas de reconstruí-la, reelaborando os sentidos que
emergem das experiências humanas. Temos nos empenhado em desenvolver uma escuta
e um olhar sobre a criança, tomando-a como um sujeito nas relações sociais, construtores,
criadores e recriadores da cultura. Nessa perspectiva, a primeira reflexão
necessária que se tem colocado para nós, professoras da Educação Infantil, é a
responsabilidade da formação da criança em sua mais ampla possibilidade de
expressão. Buscamos a valorização da experiência humana partilhada, procurando
possibilitar às crianças a capacidade de proceder escolhas valorizando suas
múltiplas linguagens. Essas linguagens constituem-se como instrumentos
culturais de apreensão do mundo, de maneira a dar forma às diversas
aprendizagens infantis. Através de um processo de interação com o mundo adulto,
a criança constrói diferentes linguagens, que lhe dão acesso a diversos
significados. A linguagem da criança perpassa toda atividade quer seja
individual ou coletiva, verbal ou não verbal, midiática, elas cruzam-se,
completam-se e modificam-se incessantemente, acompanhando o movimento de
transformação da criança em sua construção de conhecimento sobre o mundo físico
e social. Além de ser uma forma de interação da criança com o mundo,é por meio
da linguagem que ela se inscreve na história e na cultura, expondo seus
pensamentos, sentimentos e emoções, sua maneira de ver e aprender o mundo.
As múltiplas linguagens permitem
ao sujeito desenvolver sua capacidade imaginativa como forma de pensamento que
está muito presente na infância, mas que o acompanha por toda a vida e é
fundamental para o desenvolvimento da criatividade. Nesse sentido propomos
realizar um trabalho onde a dinâmica das interações entre as diversas
linguagens, nos diferentes tempos, espaços e recursos, perpassem nos diferentes
segmentos da comunidade escolar e, principalmente, na formação permanente do
Professor no exercício constante do olhar sensível.
Sendo assim, faz-se necessário
buscar conhecimentos e informações de teorias e concepções, construindo
intervenções pertinentes ao PP da Escola, às Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil e aos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação
Infantil, bem como aos documentos elaborados por SME e DOT: Tempos e Espaços
para a Infância e Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e
Orientações Didáticas para a Educação Infantil, do programa A rede em rede, São
no Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e
Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo – Mais Educação Paulo
resultando no aprimoramento da prática e na busca contínua de novos recursos
para um efetivo e real trabalho de qualidade.
OBJETIVOS
-
Investir na formação permanente para adequação à
realidade atual, aperfeiçoando, enriquecendo e ampliando conhecimentos para a
melhoria da qualidade de ensino e das interações, visando à compreensão do
mundo e da sociedade em que estamos inseridos e educando.
-
Promover o crescimento de todos os envolvidos
com a Educação, no sentido de conhecer a legislação vigente, reorganizar e ter
clareza da multiplicidade de fatores em favor do Projeto Pedagógico.
-
Envolver a Comunidade em atividades da escola e
ações Pedagógicas.
-
Refletir as ações a partir da teoria e da
prática promovendo a melhoria da práxis através do estudo e da construção de
intervenções, interligando os âmbitos de experiências, de maneira criativa,
diversificada e desafiadora, acompanhando o desenvolvimento infantil, avaliando
e registrando seus avanços,
-
Criar situações e momentos de troca entre os
professores, para que ampliem seus conhecimentos e falem sobre as atividades
desenvolvidas nas diferentes linguagens, seus avanços e dificuldades.
-
Atender às crianças no que se refere ao cuidar e
educar, buscando contribuir para o desenvolvimento de suas capacidades e
potencialidades, de forma lúdica e simbólica, para sua socialização e seu
crescimento com saúde física, mental e social, tornando-as capazes de interagir
e modificar seu meio.
-
Destacar mecanismos que possam propiciar o
desenvolvimento das crianças, favorecendo a construção de habilidades e
atitudes, aumentando as possibilidades de pesquisar, escolher, situar
informações, criar e participar, dilatando os espaços dos ambientes de
aprendizagens de manuseio dos recursos tecnológicos.
RESULTADOS
ESPERADOS/METAS
·
Continuidade de um espaço de estudo, pesquisa,
ampliação, trocas e construção de novos conhecimentos e novas práticas de
ensino, diversificando e efetivando propostas de trabalho de qualidade,
ocorrendo:
o
aperfeiçoamento de práticas e intervenções;
o
aprimoramento das ações na sala de aula frente
aos diversos âmbitos de experiências;
o
embasamento teórico e vivências culturais, que
cuidem do processo criativo do professor, o qual alimenta o das crianças e
vice-versa.
o
coerência entre a teoria estudada e a prática de
sala de aula;
o
melhoria da qualidade de ensino.
·
Sensibilidade do educador às necessidades,
desejos e expressão das diferentes linguagens, fortalecendo as relações
estabelecidas entre elas, envolvendo-as em atividades significativamente
variadas, mediando e otimizando os espaços, os tempos e os recursos.
·
Envolvimento de toda comunidade escolar, com
prioridade de participação dos pais nas diversas ações educacionais para
compreensão e valorização do trabalho realizado na Educação Infantil.
·
Envolvimento de toda a equipe escolar nos
diversos momentos do projeto e na reorganização dos tempos e espaços.
·
A criança como protagonista de todos os projetos
da escola.
·
Manutenção de projetos diferenciados para
otimização dos espaços:
o
brinquedoteca, cantos em sala de aula, campo
para jogos e brincadeiras, sala multimeios e outros.
Escola e família devem considerar os recursos tecnológicos como
parceiros adicionais e utilizá-los apropriadamente, para atuar de forma
consciente enquanto recurso de grande valia na aprendizagem e desenvolvimento
da criança.
CRONOGRAMA
Período de realização: 10/02/2014 a 03/12/2014
DESCRIÇÃO DO DIA DA SEMANA
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
IDENTIFICAÇÃO DOS
ASPECTOS RELEVANTES (LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE DADOS)
• Necessidade
de um ambiente diversificado, que possibilite as interações e o desenvolvimento
de capacidades e competências, melhorando assim a qualidade de vida da criança
na escola.
• Projetos e
práticas em construção.
• Compreensão
do desenho enquanto linguagem, primeiro registro e principalmente como forma de
expressão da criança.
• Necessidade
de planejar atividades correlacionadas com os diversos âmbitos de experiências
focando as diferentes linguagens
• Aparelhos de
TV, vídeos, máquinas fotográficas, filmadoras,gravador de voz,projetor
multimídia, computadores estão presentes no cotidiano da criança e a Educação
Infantil é um espaço privilegiado para garantir o acesso a esses recursos com a
finalidade de potencializar aprendizagens por meio das linguagens por eles
veiculadas.
ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO
• Implementar
ações nas diferentes linguagens.
• Olhar
sensível e atento às situações do cotidiano., refletindo ,ação e avaliando
constantemente
• Que as
intervenções e ações atravessem os portões da escola para o educador ,o
educando e a comunidade.
SISTEMATIZAÇÃO
Pesquisa **** Leitura/estudo
Reflexão de currículo vivo com registros, vivências e
relatos.
Ação/registro/reflexão
Avaliação/reorganização
DESCRIÇÃO DAS FASES/ ETAPAS
(Cronograma, execução e avaliação)
Dia/ mês Atividade:
Reformulação e elaboração do PEA 2014
10/02 Leitura da
Avaliação 2013
11/02 Definição da
denominação do PEA 2014 (tema e foco de
estudo)
17/02 Reelaboração da justificativa e
objetivos
18/02 Escolha e
definição: Bibliografia de estudo e Pesquisa
24/02 Escolha e
definição: Bibliografia de estudo e Pesquisa
25/02 Metas,
procedimentos metodológicos
Ano todo EXECUÇÃO
LEITURA- VÍDEOS
REFLEXÃO
Bimestral Atividades diferenciadas: visitas, vídeos..,visitas ao MASP, Pinacoteca, e outras exposições de arte de acordo com calendário cultural.
Registros em atas do estudo e das reflexões.
*vide sequencia de textos
para estudo:
Textos selecionados e sequência de estudo
* Arte na escola?
* Quem ensina arte?
* Arte, quem não sabe ensina?
* O que o Artista ensina?
* Quem forma os artistas?
* Arte fora da escola?
* O que é o social da arte?
* Arte é processo ou Produto?
* E a arte do aluno?
* Arte é repertório?
* Arte é política?
* Quem freqüenta a arte?
* Arte só na Arte?
2 – Tempos e Espaços para a Infância e suas Linguagens
* Como as Diferentes linguagens podem ser trabalhadas na Educação Infantil
* Comunicação e Expressão gestual
* A comunicação Verbal
* Criação Plástica e Visual
* A Dança e a Música
3 - Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte
*A Educação do Olhar no Ensino da Arte
* Tecnologias contemporâneas e o ensino da Arte
* Aprendizagem da Arte e o Museu Virtual do Projeto Portinari
* Ensino da Arte na Internet
* A Formação de Professores de Arte
* Ensino da Arte: perspectivas com base na prática de ensino
* Rasas razões
4 – O Movimento como forma de expressão
* Revista Avisa lá – Quando a Educ. Física vira brincadeira do corpo
* Revista Pátio – O corpo como instrumento de aprendizagem
* Revista Presença Pedagógica – Pedagogia do Movimento
* Revista Presença Pedagógica – Brincar em tempos digitais
* A Rede em Rede: A Criança e a Brincadeira
5- Jogos Teatrais
* Texto: Pedagogia Lúdica – Portal da Educação
* Revista Pátio: As possibilidades dom Teatro na educação Infantil
* Revista Nova Escola – Jogos teatrais permitem que as crianças aprendam e desenvolvam a linguagem corporal
* Texto - Jogos Teatrais e Educação Infantil: diálogos sobre o processo de apropriação dos elementos culturais - Mariana Tagliarimore
* Revista Nova escola - Teatro e imaginação na pré-escola –
* Revista do Professor - Jogos teatrais Escola deve oportunizar aos alunos a aquisição da linguagem dramática – Vera Lucia Potthoff da Silva
6 – Música e Poesia na Educação Infantil-
* Cadernos da Rede: Percursos de Aprendizagens - A Escuta Ativa e a Exploração Musical
* A Rede em Rede: A Formação Continuada na Educação Infantil – A criança e a Música
* Revista Presença Pedagógica: Música na Educação Infantil
* Texto: A importância da música na Educação Infantil – Maria de Lourdes Barducco
AVALIAÇÃO
:
Semestral e Coletiva, envolvendo todos os participantes, Equipe Gestora,
Supervisor Escolar e Conselho de Escola– 10/06 e 03/12
A avaliação será pautada em parâmetros que contribuam para o
redimensionamento do trabalho desenvolvido no ano e contribuir para
reescrita/redimensionamento no ano subseqüente:
* as temáticas trabalhadas e sua articulação com a
justificativa do PEA, bem como objetivos e metas;
* a metodologia utilizada foi adequada e ensejou a
problematização das práticas da Unidade.
* o diálogo entre o PEA e as práticas pedagógicas da Unidade
observadas pela equipe escolar no decorrer do ano ( articulação entre as
necessidades formativas e ação efetivamente realizadas.
PERIODICIDADE
• Avaliação
contínua no coletivo por relatos orais.
• Avaliação
semestral – coletiva grupo de PEA,
Equipe Gestora e no Conselho de Escola.
• Avaliação
final: coletiva no grupo de PEA, Equipe Gestora e no Conselho de Escola.
INDICADORES E INSTRUMENTOS PARA
ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO
• Registro
das colocações e conclusões em livro ata do PEA, portfólio de relatos ligados à
sala de aula.
• Relatório
em Impresso próprio para avaliação
semestral coletiva com os seguintes critérios:
A avaliação será pautada em
parâmetros que contribuam para o redimensionamento do trabalho desenvolvido no
ano e contribuir para reescrita/redimensionamento no ano subseqüente:
* as temáticas trabalhadas e sua
articulação com a justificativa do PEA, bem como objetivos e metas;
* a metodologia utilizada foi
adequada e ensejou a problematização das práticas da Unidade.
* o diálogo entre o PEA e as
práticas pedagógicas da Unidade observadas pela equipe escolar no decorrer do
ano ( articulação entre as necessidades formativas e ação efetivamente
realizadas.
LIVROS SELECIONADOS PARA LEITURA/ESTUDO DO ANO:
Arte Em Questões – Isabel A. Marques, Fabio Brazil – Digitexto Ed.
Inquietações e mudanças no Ensino da Arte - Ana Mae Barbosa Ed. Cortez
Entre linhas, formas e cores: Arte na escola. Tatiana Fecchio Gonçalves , Adriana Rodrigues Dias Campinas – São Paulo: Papirus, 2010.
Pinturas Jogos e Experiências – Ann Forslind – Ed. Callis
OUTROS PARA ESTUDO E PESQUISA
SME. Tempos e Espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, Creches e EMEIs da cidade de São Paulo. 2006
SME. Orientações Curriculares: Expectativas de aprendizagens. 2007
SME. A Rede em Rede: a Formação Continuada na Educação Infantil
SME. Almanaque 75 anos da Educação Infantil-2010
MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
MEC. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1998.
* Artigos de jornais e revistas: Nova Escola; Professor-Criança; Avisalá; Pátio Educação Infantil.
* Documentos vindos de SME e da formação A rede em rede.
* Apostilas, textos, etc. de relevância para o projeto, coletados pelos participantes.
PARECER DA EQUIPE TÉCNICA DA UNIDADE EDUCACIONAL
A formação
continuada do professor no contexto escolar reflete diretamente na qualidade de
ensino, modificando posturas, provendo crescimento profissional individual e
coletivo, que constrói ações com compromisso e adequadas ao momento de
aprendizagem das crianças no trabalho de sala de aula; somos favoráveis à
efetivação do PEA, por acreditarmos que o trabalho coletivo visa fortalecer as
ações dos educadores no que se refere à sua prática através do pressuposto ação
– reflexão- ação, buscando situações de aprendizagem que atuarão na vida da
criança como início de uma formação da autonomia e cidadania. Portanto participaremos e fundamentaremos o
PEA, pois o mesmo atende nossos objetivos e metas do Projeto Pedagógico, que é
atender cada vez melhor nossa comunidade em termos de integração, construção de
conhecimentos, relações saudáveis, na melhoria do processo ensino aprendizagem
e no respeito a diversidade e à cultura de infância que atendemos .
Apresentado e discutido em Conselho de Escola em 21/02/2014