Este é um blog para divulgação de todo o trabalho pedagógico realizado em nossa EMEI. Projetos, eventos, filmagens, produções artísticas e musicais, etc.. Tudo o que acontecer lá, você saberá por aqui!!!
Agradecemos à todos que fazem parte desta equipe de profissionais competentes e dedicados na tarefa incansável e incessante de ensinar, educar, proteger, guiar e orientar nossos pequenos e suas famílias!
NOSSO MUITO OBRIGADO Á EQUIPE DA EMEI JULIO ALVES PEREIRA!
Várias atividades em comemoração ao dia das crianças foram realizadas na EMEI Júlio Alves Pereira na semana de 08 a 11 de Outubro. As crianças: Divertiram-se muito com os brinquedos infláveis: cama elástica, piscina de bolinhas e no tão aguardado tobogã. Deliciaram-se com algodão doce e ainda fizeram tatoos; Participaram de oficinas onde aprenderam dobraduras, pinturas e/ou confeccionaram brinquedos; Ouviram a contação da história “A menina dos brincos de ouro” feita pelo Ruberney da Companhia Conto e Encanto; Assistiram a uma sessão de filme com direito a pipoca durante a sessão; Transformaram os cabelos com penteados malucos, sprays coloridos, presilhas e tererês; Brincaram com bolinhas de sabão; Participaram de gincanas inter-salas e entre muitas provas finalizaram com guerras de bexigas d’água e banhos de mangueira; A alimentação também foi pensada de uma forma especial: tivemos um delicioso pic nic, cachorro-quente com suco e terminamos a semana com uma inesquecível festa com bolo, brigadeiros, beijinhos, salgados e lanchinhos. E no dia da festa além das guloseimas as crianças puderam vir fantasiados, mas todos receberam óculos coloridos e colares a fim de incrementarem ainda mais seu look, onde dançaram cantaram e até desfilaram ; Esperamos que nossas crianças tenham apreciado esses momentos, pois a todos nós foram momentos divertidos e inesquecíveis!!!
Pic nic quanta comilança.....
A festa na piscina de bolinhas....
Psiuuu! Estamos assistindo ao filme com direito a pipoca!
Confecção e diversão com o balangandã
Voa voa, bolinhas de sabão....
Pula pula sem parar...
Uma pausa para o algodão doce...
Tattoos divertidas
Contação de história: "A menina dos brincos de ouro" - realizada pela Companhia Conto e Encanto.
Turma Infantil II 6º H - Profs. Cristina Alves e Fernanda M.
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e
histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma
sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É
profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o
marca...
(Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infanti)
Identificar
os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se
como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos, é um
processo longo e árduo. Esse processo de
autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida,
é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo
ambiente.
Antes
do contato com o universo escolar, as crianças têm apenas a referência dos pais
e responsáveis. Uma educação com noções de verdade, respeito e afeto que se
limitam àquelas que os familiares transmitem. Contudo, com o passar do tempo, a
convivência só com adultos não é suficiente para o completo desenvolvimento
social da criança.
É na
escola que essas noções se multiplicam e que as crianças ampliam sua rede de
relações, pois entram em contato com diferentes repertórios, culturas e pontos
de vista. Assim, vão adquirindo aos poucos a ideia de que existem regras e
limites sociais, e também valores considerados universais.
Neste
momento grandes desafios e aprendizados estão por vir. Disputar, dividir e
negociar materiais e brinquedos torna-se o primeiro obstáculo encontrado pela
criança ao iniciar sua vida escolar. Um processo lento, porém profundo que vai
aos poucos fazendo com que as crianças sintam a necessidade de regras de
convivência e a importância de respeitá-las.
Conviver
com outras crianças propicia a descoberta do interpretar e ser interpretado.
Sendo assim, em inúmeras situações que ocorrem no cotidiano escolar, as
crianças vão perceber que suas atitudes refletem no meio em que estão.
Foi por
tudo isso que este projeto foi desenvolvido. Esperando que ao seu término as
crianças sejam capazes de reconhecer suas características e particularidades,
sua história pessoal e também que possam construir um relacionamento harmonioso
e sociável umas com as outras sem ferir a individualidade de cada um.