PROJETO CONVIVENDO E APRENDENDO –
RESGATANDO VALORES, CONSTRUINDO
CIDADANIA
Turma Infantil II 6º H - Profs. Cristina Alves e Fernanda M.
A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e
histórico e faz parte de uma organização familiar que está inscrita em uma
sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. É
profundamente marcada pelo meio social em que se desenvolve, mas também o
marca...
(Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infanti)
Identificar
os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se
como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos, é um
processo longo e árduo. Esse processo de
autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida,
é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo
ambiente.
Antes
do contato com o universo escolar, as crianças têm apenas a referência dos pais
e responsáveis. Uma educação com noções de verdade, respeito e afeto que se
limitam àquelas que os familiares transmitem. Contudo, com o passar do tempo, a
convivência só com adultos não é suficiente para o completo desenvolvimento
social da criança.
É na
escola que essas noções se multiplicam e que as crianças ampliam sua rede de
relações, pois entram em contato com diferentes repertórios, culturas e pontos
de vista. Assim, vão adquirindo aos poucos a ideia de que existem regras e
limites sociais, e também valores considerados universais.
Neste
momento grandes desafios e aprendizados estão por vir. Disputar, dividir e
negociar materiais e brinquedos torna-se o primeiro obstáculo encontrado pela
criança ao iniciar sua vida escolar. Um processo lento, porém profundo que vai
aos poucos fazendo com que as crianças sintam a necessidade de regras de
convivência e a importância de respeitá-las.
Conviver
com outras crianças propicia a descoberta do interpretar e ser interpretado.
Sendo assim, em inúmeras situações que ocorrem no cotidiano escolar, as
crianças vão perceber que suas atitudes refletem no meio em que estão.
Foi por
tudo isso que este projeto foi desenvolvido. Esperando que ao seu término as
crianças sejam capazes de reconhecer suas características e particularidades,
sua história pessoal e também que possam construir um relacionamento harmonioso
e sociável umas com as outras sem ferir a individualidade de cada um.
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