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segunda-feira, 7 de novembro de 2011

E.M.E.I JULIO ALVES PEREIRA 2011 - PP /METAS




REORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E  ESPAÇOS

 Função Social

 Educar
 Cuidar
 Construir conhecimento: aprendizagens
 Integrar / Conviver: Diversidade
 Promover relações Afetivas Saudáveis
 Valorização do indivíduo:  Autonomia
Oportunidades de atuação no cotidiano escolar: Cidadania crítica, participativa e reflexiva.

Princípios da Gestão:
Administrativo e Pedagógico

 Diálogo –Comunicação
 Cooperação-Trabalho em Equipe
 Democracia
 Solidariedade-Ser e Ajudar
 Respeito
 Justiça – Segurança
 Amor/ Afetividade
 Dedicação e Compromisso
 Ética

    DIALÉTICA 
                                                         
    EDUCADOR/ EDUCANDO / COMUNIDADE 
   SUJEITOS DO PROCESSO EDUCACIONAL


 Quem Somos?
  
EDUCANDOS:
                                         .
· Seres humanos dotados de capacidades, habilidades, potencialidades, deficiências, subjetividades...
·       Ativos e críticos
·       Cheios de expectativas e sonhos
·       Carentes de atenção
·       Com vivências diversificadas
·       Capazes e inteligentes desde sempre
·       Protagonista do processo educativo


EDUCADORES:
                                         
·       Observador e reflexivo
·       Mediador de conhecimento
·       Facilitador
·        Agente e sujeito de transformação
·        Batalhador
·        Sonhador
·        Crítico
·        Que valoriza o trabalho coletivo



       Possibilitador de desenvolvimento e a vivência necessária na infância.
       Tem compromisso com as funções, metas e objetivos educacionais estabelecidos pelo grupo.  

 O que queremos:

 Para os ALUNOS:

Que saiam para o mundo como crianças felizes, com respeito por si mesmo e pelos outros, apaixonados e dispostos a vivenciar, a colaborar e a compartilhar;
        
Que consigam pensar com autonomia e independência e sejam capazes de se importar com a vida, com eles mesmos, com a comunidade, com o meio ambiente e o planeta;
        
Que saibam usar bem os recursos do meio em que vivem e que também tenham as competências básicas de falar, escrever, ler (ainda que não convencionalmente), ouvir e lidar com quantidades e números, até onde permitam suas capacidades;
        
Que cresçam e permaneçam sensíveis, compreensivos e receptivos para as manifestações humanas de alegria, dor, prazer e bondade;
        
 Que vivam felizes, com gosto pela vida e pela convivência, valorizando nas relações com os outros o respeito, a diversidade, a solidariedade e a justiça;
            
Que sejam educadas num ambiente sem discriminações, que valorizem as relações entre diferentes grupos étnico-raciais para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos, igualmente, tenham seus direitos garantidos e sua identidade valorizada.              

Para a ESCOLA:
§       Envolvimento de toda equipe e comunidade;
§       Recursos materiais de qualidade e quantidade;
§       Melhores condições de trabalho
§       Que intenções e projetos não fiquem apenas no papel;
§       Clareza e transparência nas ações;
§       Maior valorização profissional;
§       Apoio e formação continuada em contexto;
§       Espaços (tempo) para trocas de experiências;
§       Que valorize as relações criança-criança, criança-adulto, adulto-adulto.
      
Prioridades do PP

1.Reorganização dos Tempos e Espaços

·   Ambiente escolar organizado, agradável, equipado, limpo e alegre.
·       Reformulação e manutenção dos espaços internos e externos
·       Acervos novos para a sala de leitura
·       Cantos diversificados nas salas de aula com material adequado
·       Continuidade com constantes reflexões:
     -Brinquedoteca
     -Self-service
     -Informática Educativa

2.Envolvimento com a comunidade

·   Atendimento cortês por parte de todos os funcionários
·       Participação dos pais em:
       -reuniões (de pais e mestres, APM, Conselho de Escola)
      - palestras/ oficinas/ excursões
       - Dia da família na escola
       - Festas, excursões e eventos.

3.Formação continuada

·   Estudo e reflexão em horário de JEI, PEA e hora atividade, reuniões pedagógicas e em cursos oferecidos pela PMSP.
·       Foco dos estudos e reflexão do PEA(Projeto Especial de Ação):
CENAS DO COTIDIANO ESCOLAR: TEMPOS E ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Reorganização dos Tempos e  Espaços

Justificativa

· Importância de subsidiar a equipe escolar na discussão e condução de práticas relacionadas a reorganização dos tempos e manutenção de espaços para desenvolver melhoria de recursos e condições de trabalho, elevando a qualidade de ensino.

·    Contextualização de práticas e discussões curriculares de qualidade na educação infantil de modo a melhorar a educação e os cuidados oferecidos às crianças e respectivas famílias.

·       Parcerias com pesquisadores na área de Educação Infantil proporcionando  articulação e dialogo entre teoria e prática na formação da equipe.


A Escola Municipal de Educação Infantil “Júlio Alves Pereira” tem por objetivo a formação básica do aluno com uma consciência social, crítica, solidária e democrática, onde esse aluno, inclusive se portador de necessidades especiais vá gradativamente se percebendo como agente do processo de construção do conhecimento e de transformação das relações entre os homens em sociedade, através da ampliação e recriação de suas experiências, da sua articulação com o saber organizado e da relação da teoria com a prática, respeitando-se as especificidades da Educação Infantil. A prática da Educação Infantil será organizada de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
Ø    Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
Ø    Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
Ø    Estabelecer vínculos afetivos de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando ativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
Ø    Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvimento individual;
Ø    Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
Ø    Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
Ø    Utilizar diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
Ø     Conhecer manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.
Ø     Elevar a qualidade na Educação Infantil
Ø    Ampliar conhecimentos e práticas pedagógicas efetivas no diálogo entre professores, acadêmicos e profissionais da educação pela participação em cursos, seminários, congressos e eventos promovidos por órgãos ligados à Educação.
Ø    Trazer a realidade escolar aos pais refletindo sobre a tarefa de cuidar e educar e da função da educação infantil
Ø    Conhecer a realidade e possibilidades de parceria da comunidade escolar
Ø Oferecer ambiente criativo para promoção da autonomia, independência e desenvolvimento das diversas capacidades da criança.
Ø        Reorganizar os tempos e os espaços.

Meta: Transformação e manutenção dos diferentes espaços e reorganização do tempo da Unidade Educacional.


Procedimentos para a ação e para a previsão de recursos:
·   Leituras/ discussões/ estudos/ reflexões do cotidiano e teorias
·       Oficinas com alunos e pais
·       Seminários
·       Cursos
·       Plenárias
·       Reuniões
·       Dia da Família na escola: Festa do sorvete  e Festa Junina  
·       Mostras de trabalhos/ Feira Cultural
·       Festas e encontros
·   Cantos diversificados nas salas de aula com material adequado
-canto da casinha
-canto do escritório
-canto da leitura
-canto de carrinhos
-cantos com bonecas e bonecos,etc
·       Projeto de criação e modificação de espaços externos e internos
·  Informática Educativa com cantos diversificados: de leitura, conto, arte, vídeo, computadores e outras mídias.
·       Projeto: Brinquedoteca
·       Projeto: Self-service
·       Projetos por turmas:
·       Excursões:  Teatro/ Sitio e outras ligadas ao Projeto das turmas
·       Palestras para os pais
·    Eventos: Festa Junina/ Semana da criança com brinquedos, brincadeiras e teatro na escola/ confraternização de encerramento e Natal com Papai Noel.

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