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quinta-feira, 23 de junho de 2016

Indicadores da Qualidade da Educação Infantil Paulistana 2016



O processo democrático pressupõe a participação ativa de seus cidadãos para reivindicar direitos, questionar políticas públicas e cobrar responsabilidades e melhorias.

Para se fazer ouvir, é necessário que as pessoas estejam organizadas. Desta forma, tornam-se atores sociais, capazes de articularem os seus interesses e promoverem o equilíbrio das relações de entre sociedade e poder público.

Para que, enquanto cidadãos, possamos exercer nossa democracia participativa a Rede Municipal de Ensino de São Paulo – RME-SP oportunizou um momento de debate que visa promover uma prática de avaliação institucional participativa nos Centros de Educação Infantil - CEI diretos, indiretos, conveniados, no Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI e nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEI por meio do documento INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA é produto de um processo instaurado na Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde setembro de 2013.

Pelo segundo ano, nossa EMEI realizou uma reunião com os membros da unidade escolar e da comunidade educativa, proporcionando um momento de debate, análise e discussão avaliando a Qualidade na Educação Infantil.
Este primeiro momento foi analisado nove indicadores com as temáticas abaixo:




A proposta é que, no dia da avaliação, os participantes sejam divididos em nove (9) grupos. Cada grupo discute um indicador. Cada grupo deve ser composto por representantes dos vários segmentos da UE, familiares/responsáveis e por dois participantes da comunidade escolar que deverão assumir o papel de coordenador e de relator.





Cada indicador, por sua vez, é avaliado após o grupo responder a uma série de perguntas. As respostas a essas perguntas permitem aos participantes analisarem a qualidade da UE quanto ao indicador. Para facilitar o processo, sugere-se que as pessoas atribuam cores aos indicadores.



Passa-se então para uma nova etapa do trabalho: discussão na plenária para tirar dúvidas e para verificar se todos concordam com os resultados trazidos pelos grupos. Na plenária, a manifestação de opiniões é expressa por meio da utilização dos cartões, que podem facilitar decisões, mas mesmo fazendo uso desse recurso é importante considerar a presença de opiniões divergentes.











Finalizada essa etapa, a UE terá um retrato dos seus pontos fortes e fracos.

No fim das discussões, os grupos identificam, entre os indicadores que receberam as cores vermelha, amarela e verde os problemas e conquistas que devem ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação, Diretorias Regionais de Educação e outros setores que dialogam entre si. O quadro de indicação de demanda (Anexo II) deverá ser preenchido e utilizado para apoiar a apresentação dos resultados da avaliação.

Quadros-Síntese dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana de nossa escola:






Em outro dia previamente marcado e apontado em calendário escolar, passamos para a segunda etapa do processo de avaliação: a realização do Plano de Ação

Nesta etapa toda a comunidade e membros da equipe da escola, foram novamente convidados a participar e a discutir sobre os pontos fracos apontados na reunião/ etapa anterior e quais seriam os caminhos possíveis para melhorar estes pontos.

Retomamos os resultados da autoavaliação já realizada e, a partir da discussão, elencamos quais os problemas prioritários.

A definição dos problemas prioritários auxilia na organização do Plano de Ação, que pode conter ações a curto, médio e longo prazo.


É importante que cada ação elencada tenha um prazo e um responsável ou grupo responsável pelo seu acompanhamento, já que há demandas de ação que não estão ao alcance de execução pela gestão da unidade e pertence à Secretaria Municipal de Educação. 














No fim das discussões, os grupos identificaram, entre os indicadores que receberam as cores vermelha, amarela e verde os problemas e conquistas que devem ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação, Diretorias Regionais de Educação e outros setores que dialogam entre si. O quadro de indicação de demanda deverá ser preenchido e utilizado para apoiar a apresentação dos resultados da avaliação




"Sabemos que a busca pela qualidade da UE não é uma responsabilidade exclusiva da Unidade. A SME tem papel fundamental na melhoria da educação no município. Por isso, recomenda-se que, no fim das discussões, os grupos identifiquem, entre os indicadores que receberam as cores vermelha, amarela e verde, os problemas e conquistas que devem ser encaminhados à SME, Diretoriais Regionais de Educação e outros setores que dialogam entre si."(Secretaria Municipal de Educação - Diretoria de Orientação Técnica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulista - São Paulo:SME/DOT,2015, página 16)






Acesse o documento na integra dos 




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