.

.

sexta-feira, 1 de março de 2013

PLANO DE TRABALHO - 2013


EMEI JULIO ALVES PEREIRA
Plano de trabalho ANUAL  : 2013

Experiências de conhecimento  e cuidado de si , do outro e do ambiente

INFANTIL I
INFANTIL II
Identidade e autonomia
1)   Expressar suas necessidades e desejos;
Controle de suas necessidades de acordo com o momento.
2)   Escolha de brincadeiras, de parceiros, objetos, personagens e espaços: escolha de cantos;
   3) Conhecer  , vivenciar  e aprender:
        . Uso do vaso sanitário
        . Hábitos de higiene pessoal,
        . Preservação da limpeza da escola,
        . Cuidados com material pessoal e de uso            coletivo
        . Servir sua alimentação (hábitos de higiene e saúde)
  4) Conhecer , argumentar e vivenciar regras e    combinados
  • Uso e conservação dos espaços e materiais
  • Regras de convivência
5) Conhecimento de sua cultura e das diversidades:respeito.

Identidade, autonomia e alteridade (outro)
1) Expressar suas necessidades e desejos, através de dialogo. Controlar e entender suas necessidades de acordo com o momento, nomeando sentimentos
2) Escolha de brincadeiras, de parceiros, de temas, de personagens e espaços, escolha de cantos.
3) Conhecer  , vivenciar  e aprender:
. Uso do vaso sanitário
. Hábitos de higiene pessoal,
. Preservação da limpeza da escola,
. Cuidados com material pessoal e de uso coletivo
. Servir sua alimentação (hábitos de higiene e saúde)
4) Conhecer , argumentar ,elaborar e respeitar  regras e combinados
·  Uso e conservação dos espaços e materiais:Regras de convivência
5) Conhecimento de sua cultura e de outras culturas :Respeito e valorização.

Experiências de exploração da natureza e cultura

INFANTIL I
INFANTIL II
1)     EU, O OUTRO E A FAMÍLIA
2)     Tradições culturais: cantos, jogos e brincadeiras
3)  Eventos ligados ao meio social que a criança vive: Vivências reais na família e escola.

4) Papéis sociais e questões de gêneros:
o ser e atuar  no convívio escolar e as pessoas envolvidas/ família/ comunidade

5) Preservação e cuidados com a natureza:
.Meio ambiente /cultivo
.Observar a paisagem local
.Valorização da vida
.Atitudes de manutenção dos espaços coletivos e o meio

1)    EU, FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE
2) Tradições culturais: cantos, jogos e brincadeiras
3)   Eventos ligados ao meio social que a criança vive: Vivências reais na família e escola.
4)   Papéis sociais e questões de gêneros:
o ser e atuar  no convívio escolar e as pessoas envolvidas/ família/ comunidade
5) Preservação e cuidados com a natureza:
.Meio ambiente (Projeto Siemens)
.Observar a paisagem local
.Valorização da vida
.Atitudes de manutenção dos espaços coletivos e o meio
.  Energia e eletricidade (Projeto Siemens)


Experiências de apropriação do conhecimento matemático

INFANTIL I
INFANTIL II
 1-Organização do tempo através do calendário (coletivo), diferenciar os dias que têm aula dos que não têm estimativa de quantos dias faltam para um evento.
Datas e eventos pertencentes ao grupo
2-Contagem oral e registro não convencional ou convencional
3-Cantigas e histórias com situações de contagem, representação e desenho
4- Ampliação do vocabulário matemático (Perto, longe, dentro, fora, etc..) e lateralidade: atrás, ao lado de, antes e depois.
5-Conhecer e identificar formas geométricas
6-Localização espacial, exploração do espaço
7- Função social dos números.
8- Situações Problemas do cotidiano ou com histórias
9- Jogos de percurso
1-Organização do tempo através do calendário (coletivo ou individual), diferenciar os dias que têm aula dos que não têm estimativa de quantos dias faltam para um evento, situações problemas envolvendo noções de tempo (sucessor e antecessor)
. Datas e eventos pertencentes ao grupo
2- Contagem e registro convencional
3-Cantigas e historias com situações de contagem, representação oral, mental e desenho
4-Ampliação do vocabulário matemático (Perto, longe, dentro, fora, etc..) e lateralidade: atrás, ao lado de, antes e depois.
5-Conhecer, identificar e descrever formas geométricas: sólidos e planos.
Identificando propriedades (forma, lados..)
Explorando objetos do cotidiano.
6-Localização espacial, exploração do espaço.
Percursos-antecessor- sucessor
7. Função social dos números.
8. Situações Problemas do cotidiano ou com histórias.
9- Jogos de percurso

Experiências  de exploração da linguagem verbal

INFANTIL I
INFANTIL II
1)Reconhecer o nome (mini grupo)
Reconhecer e Registrar o próprio nome com ou sem apoio (infantil I).
Reconhecer a primeira letra de seu nome.
Brincando com o alfabeto (mini grupo)
Reconhecer o nome de alguns colegas e da professora.
2) Leitura e registro de símbolos (infantil I)
- seqüência do alfabeto, identificando com apoio visual
3) Expressar idéias, sentimentos, necessidades, desejos, opiniões e preferências
Elaborar e responder questionamentos.
4)Relatar fatos: começo,meio e fim.
5) Ouvir e interpretar histórias , identificar personagens  e a  ação principal.
6) Produzir  pequenas “histórias” (fantasia)
Produzir histórias coletivas
Recontar histórias contadas pelo professor ou família.
Criar histórias com apoio visual/ livro sem texto
7) Jogos verbais :
Parlendas, canções, quadrinhas, poemas,
Travalingua e adivinhas
8) Vivenciar situações significativas de escrita e leitura
9) Função social da escrita: diferentes gêneros de textos: jornal, recados, narrativas, bilhetes, receitas, contos, letras de música...
11) Diferenciar numerais e letras.
12) Projeto Entorno:  Histórias simultâneas
1)Escrever o nome sem apoio:
  Reconhecer, nomear, registrar letras do alfabeto através de jogos de letras e palavras significativas, principalmente com o uso do nome.
    Escrever outras palavras sem consulta.
2)Produção de  textos (espontâneo ou coletivo ,com ou sem registro)
.Perceber o ritmo das palavras e quantidade de som.
3)Expressar idéias, sentimentos, necessidades, desejos, opiniões e preferências
Elaborar e responder questionamentos
Argumentar idéias e ponto de vista.
4)Relatar fatos e produzir textos: começo,meio e fim ,temporalidade :seqüência temporal e causal
5) Ouvir e interpretar histórias , identificar personagens  e ações principais.
Reconto, reescrita e transformação da história
6) Produzir  pequenas “histórias” fantasia
produzir  histórias coletivas
Criação de história com ou sem registro.
7) Jogos verbais :
. parlendas, canções, quadrinhas, poemas
 Travalíngua e adivinhas.
8)Vivenciar situações significativas de escrita e leitura
9) Função social da escrita: diferentes gêneros de textos: jornal, recados, narrativas, bilhetes, receitas, contos, letras de música...
12) Projeto Entorno:  Histórias simultâneas

Experiências de exploração corporal - Experiências de brincar e imaginar

INFANTIL I
INFANTIL II
1)Brincadeiras individuais e em grupo.
2) Expressão corporal livre com músicas
tocadas e cantadas.
   - Expressão corporal dirigidas
  -Exploração das habilidades corporais individuais
- Despertar o ouvir e o sentir:
. com movimentos corporais
. com desenhos no papel
3)Exploração  e pesquisa de sons e ritmos a partir do próprio corpo, objetos sonoros e sons do meio e da natureza.
Ouvir, sentir e produzir som.
Explorar estilos diferentes: clássicos, sertanejo, valsa...
4) Ampliação do repertório musical e resgate de músicas tradicionais ,preferências das famílias, diferentes culturas ( concepção da Festa Junina)
5)Dramatizações. Mímicas, danças
6) Jogos de percurso  ou circuito(chão e mesa)


1)Brincadeiras individuais e em grupo
2) Expressão corporal livre com músicas
tocadas e cantadas.
    Expressão corporal dirigidas
    Exploração das habilidades corporais individuais
- Despertar o ouvir e o sentir:
. com movimentos corporais
. com desenhos no papel
3)Exploração de sons e ritmos a partir do próprio corpo, objetos sonoros e sons do meio e da natureza.
Ouvir, sentir e produzir som.
Explorar estilos diferentes: clássicos, sertanejo, valsa...
4) Ampliação do repertório musical e resgate de músicas tradicionais ,preferências das famílias, diferentes culturas, concepção da Festa Junina)
5)Dramatizações. Mímicas, danças.
6) Jogos de percurso mesa e  chão

Experiências de expressividade das linguagens artísticas

INFANTIL I
INFANTIL II

1) Desenhar livremente e com temas com diferentes materiais, suportes e espaços
2)  Construir livremente com massinha
     Construção dirigida com massinha
3)   Pintar livremente  e com temas.
4)   Recortar com as mãos e com tesoura  (colagem)
5) utilizar procedimentos adequados para o uso de materiais: pincel, tinta ,cola, canetinha..)
6) Conhecer a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens e ilustrações.
7) Apreciação de artes visuais de artistas .
8) Apreciação de produções artísticas : eu e o outro
9)Registro de situações próprias ou vivenciadas pelo grupo : jogos, histórias, brincadeiras e  conversas
10)Dobraduras simples /02 seqüências
11) Mistura das cores



1)Desenhar livremente e com temas com diferentes materiais, suportes e espaços
Desenhos de observação, cenários
2)Construir livremente com massinha
Construção dirigida com massinha
3)Pintar livremente  e com temas.
Fazer reeleituras.
     4)Recortar  com as mãos e com tesoura (colagem)
       Recortar e Colagem com as figuras compondo cenários próprios.
5) utilizar procedimentos adequados para o uso de materiais: pincel, tinta ,cola, canetinha..)
6) Conhecer a diversidade de produções artísticas como desenhos, pinturas, esculturas, construções, fotografias, colagens e ilustrações.
7) Apreciação de artes visuais de artistas .
8) Apreciação de produções artísticas : eu e o outro
9)Registro de situações próprias ou vivenciadas pelo grupo: jogos, histórias, brincadeiras e  conversas
10)Dobraduras : da mais simples para as  dobraduras com mais seqüências.
11) Mistura das cores

Nenhum comentário:

Postar um comentário