.

.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana





Participação é o lado dinâmico da democracia, a vontade atuante que produz o consenso e permite, com legitimidade, um debate público entre cidadãos livres e em condições iguais de participação. 


A democracia participativa é uma forma de exercício do poder, que se baseia na participação dos cidadãos nas tomadas de decisão política. Que tem como finalidade estimular a participação direta dos cidadãos na vida política através de canais de discussão e decisão. A democracia participativa preserva a realidade do Estado (e a democracia representativa). Todavia, ela busca superar a dicotomia entre representantes e representados recuperando o velho ideal da democracia grega: a participação ativa e efetiva dos cidadãos na vida pública.

Em vista disso e para que, enquanto cidadãos, possamos exercer nossa democracia participativa a Rede Municipal de Ensino de São Paulo – RME-SP oportunizou um momento de debate que visa promover uma prática de avaliação institucional participativa nos Centros de Educação Infantil - CEI diretos, indiretos, conveniados, no Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI e nas Escolas Municipais de Educação Infantil – EMEI por meio do documento INDICADORES DA QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PAULISTANA é produto de um processo instaurado na Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde setembro de 2013.
Neste documento descreve-se o percurso do processo que ainda está em curso e que conta com a participação de todos, pois ele pretende ser um instrumento que ajude todos os atores envolvidos no contexto educacional com os bebês, crianças, gestores, docentes, demais funcionários e familiares/responsáveis, bem como a própria Secretaria Municipal de Educação - SME a rever suas práticas educativas e de gestão visando ao aperfeiçoamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada Unidade Educacional (UE) e a melhoria da qualidade da Educação Infantil Paulistana.

Espera-se que o uso dos “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana”, possibilite buscar transformações para melhor atuar na construção de uma Educação Infantil de qualidade para todas as crianças que vivem suas infâncias nos CEIs, CEMEI, EMEIs e da Cidade de São Paulo.



O primeiro ponto importante no uso dos indicadores é a participação, quanto mais pessoas dos diversos segmentos da comunidade se envolverem em ações para a melhoria da qualidade da UE, maiores serão os ganhos para os bebês, crianças, educadores, enfim para a Educação Infantil. Por isso, é muito importante que todos os segmentos da comunidade escolar sejam convidados a participar, não somente aqueles mais atuantes no dia a dia.
A proposta é que, no dia da avaliação, os participantes sejam divididos em nove (9) grupos. Cada grupo discute uma dimensão. Para possibilitar a participação de todos na discussão é conveniente que seja feita a soma dos participantes e que o resultado seja dividido em nove (9) grupos (quantidade de dimensões). Cada grupo deve ser composto por representantes dos vários segmentos da UE, familiares/responsáveis e por dois participantes da comunidade escolar que deverão assumir o papel de coordenador e de relator.














As dimensões podem ser constatadas por meio de indicadores. Cada indicador, por sua vez, é avaliado após o grupo responder a uma série de perguntas. As respostas a essas perguntas permitem aos participantes analisarem a qualidade da UE quanto ao indicador. Para facilitar o processo, sugere-se que as pessoas atribuam cores aos indicadores. As cores simbolizam a avaliação que é feita: se a situação é boa, coloca-se cor verde; se é média, cor amarela; se é ruim, cor vermelha.


Depois que os grupos finalizam a discussão sobre a dimensão pela qual são responsáveis e todos se reúnem em plenária, nesse ambiente, cada grupo (por meio de seu relator) irá expor aos demais presentes, com base no quadro-síntese, os resultados da sua discussão. Feita a exposição, cada grupo deixa seu quadro-síntese em local visível.

Passa-se então para uma nova etapa do trabalho: discussão na plenária para tirar dúvidas e para verificar se todos concordam com os resultados trazidos pelos grupos. Na plenária, a manifestação de opiniões é expressa por meio da utilização dos cartões, que podem facilitar decisões, mas mesmo fazendo uso desse recurso é importante considerar a presença de opiniões divergentes.




Mudanças de cores podem ocorrer na plenária. Finalizada essa etapa, a UE terá um retrato dos seus pontos fortes e fracos. 







Recomendamos que, no fim das discussões, os grupos identifiquem, entre os indicadores que receberam as cores vermelha, amarela e verde os problemas e conquistas que devem ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação, Diretorias Regionais de Educação e outros setores que dialogam entre si. O quadro de indicação de demanda (Anexo II) deverá ser preenchido e utilizado para apoiar a apresentação dos resultados da avaliação.

Quadros-Síntese dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana de nossa escola









"Sabemos que a busca pela qualidade da UE não é uma responsabilidade exclusiva da Unidade. A SME tem papel fundamental na melhoria da educação no município. Por isso, recomenda-se que, no fim das discussões, os grupos identifiquem, entre os indicadores que receberam as cores vermelha, amarela e verde, os problemas e conquistas que devem ser encaminhados à SME, Diretoriais Regionais de Educação e outros setores que dialogam entre si."(Secretaria Municipal de Educação - Diretoria de Orientação Técnica. Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulista - São Paulo:SME/DOT,2015, página 16)

 Fonte:



Nenhum comentário:

Postar um comentário