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terça-feira, 30 de abril de 2013

Projeto Especial de Ação - PEA 2013


DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO  PIRITUBA
 
Projeto Especial de Ação – Ano 2013
Portaria 1566-18/03/2008

          ESPECIFICIDADE DO PROJETO

 Data de início: 18/02/2013   Data de término: 03/12/2013


 Denominação: Um novo olhar para as linguagens: a arte de criar e recriar.


 Número de horas: 150 h/a

 JUSTIFICATIVA (em articulação com o Projeto Pedagógico)


Em continuidade aos estudos e ações desenvolvidas em 2012, articuladas à riqueza das formas de linguagem, voltamos a atenção para as múltiplas possibilidades das crianças expressarem suas formas de construção de conhecimentos e, sobretudo, a capacidade e o direito não apenas de se apropriar da cultura, mas de reconstruí-la, reelaborando os sentidos que emergem das experiências humanas. Temos nos empenhado em desenvolver uma escuta e um olhar sobre a criança, tomando-a como um sujeito nas relações sociais, construtores, criadores e recriadores da cultura. Nessa perspectiva, a primeira reflexão necessária que se tem colocado para nós, professoras da Educação Infantil, é a responsabilidade da formação da criança em sua mais ampla possibilidade de expressão. Buscamos a valorização da experiência humana partilhada, procurando possibilitar às crianças a capacidade de proceder escolhas valorizando suas múltiplas linguagens. Essas linguagens constituem-se como instrumentos culturais de apreensão do mundo, de maneira a dar forma às diversas aprendizagens infantis. Através de um processo de interação com o mundo adulto, a criança constrói diferentes linguagens, que lhe dão acesso a diversos significados. A linguagem da criança perpassa toda atividade quer seja individual ou coletiva, verbal ou não verbal, midiática, elas cruzam-se, completam-se e modificam-se incessantemente, acompanhando o movimento de transformação da criança em sua construção de conhecimento sobre o mundo físico e social. Além de ser uma forma de interação da criança com o mundo,é por meio da linguagem que ela se inscreve na história e na cultura, expondo seus pensamentos, sentimentos e emoções, sua maneira de ver e aprender o mundo.
As múltiplas linguagens permitem ao sujeito desenvolver sua capacidade imaginativa como forma de pensamento que está muito presente na infância, mas que o acompanha por toda a vida e é fundamental para o desenvolvimento da criatividade. Nesse sentido propomos realizar um trabalho onde a dinâmica das interações entre as diversas linguagens, nos diferentes tempos, espaços e recursos, perpassem nos diferentes segmentos da comunidade escolar e, principalmente, na formação permanente do Professor no exercício constante do olhar sensível.
Sendo assim, faz-se necessário buscar conhecimentos e informações de teorias e concepções, construindo intervenções pertinentes ao PP da Escola, às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e aos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil, bem como aos documentos elaborados por SME e DOT: Tempos e Espaços para a Infância e Orientações Curriculares: Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas para a Educação Infantil, do programa A rede em rede, resultando no aprimoramento da prática e na busca contínua de novos recursos para um efetivo e real trabalho de qualidade. 
A formação continuada do professor no contexto escolar reflete diretamente na qualidade de ensino, modificando posturas, provendo crescimento profissional individual e coletivo, que constrói ações com compromisso e adequadas ao momento de aprendizagem das crianças no trabalho de sala de aula; somos favoráveis à efetivação do PEA, por acreditarmos que o trabalho coletivo visa fortalecer as ações dos educadores no que se refere à sua prática através do pressuposto ação – reflexão- ação, buscando situações de aprendizagem que atuarão na vida da criança como início de uma formação da autonomia e cidadania.  Portanto participaremos e fundamentaremos o PEA, pois o mesmo atende nossos objetivos e metas do Projeto Pedagógico, que é atender cada vez melhor nossa comunidade em termos de integração, construção de conhecimentos , relações saudáveis ,  na melhoria do processo ensino aprendizagem e no respeito a diversidade e à cultura de infância que atendemos .

Apresentado e discutido em Conselho de Escola em  06/03/2013


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